ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

14 de maio de 2010

CEU EMEF J*, 14/05/2010 - 4ºB.

Antes da aula: alunos brincavam livremente, sem problemas e com muita alegria; boa parte formou fila adequadamente.

Rotina:

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; necessidade de não transformar a eventualidade de chegar atrasado em hábito diário (sempre os mesmos alunos chegam atrasados todos os dias).

- Leitura compartilhada: "Lenda Japonesa" - veja mais abaixo o texto na íntegra (em "anexo único").

- Conversa coletiva sobre o texto, lembrando fatos cotidianos de provocações e reações por parte de cada um de nós. Veio em conversa a questão dos tipos de crimes (contra pessoas e contra bens) e penas alternativas - a classe mostrou-se muito interessada com suas perguntas.

- Relato escrito sobre alguma situação, vivenciada ou vista, relacionada à provocação e respectiva reação (em grupos livres, mas cada aluno formulou seu relato no caderno).

- Material institucional de Matemática (páginas 09 e 11): ordens crescente e decrescente; sinais maior que (>;); e menor que (<) - atividades coletivas e individuais (dentro dos grupos), com auto correção.

- Recreio (09h15).

- Comunicado, por parte da Senhora Gestora, sobre necessidade dos alunos comparecerem nas oficinas neste sábado e domingo (alguns foram convocados por escrito; os outros foram convidados a comparecerem, a fim de conhecerem e, eventualmente fazerem suas inscrições). Antes, porém, eu havia divulgado na lousa a programação da Virada Cultural, conforme no site: http://redelapa.ning.com/events/virada-cultural-programacao (abre em nova tela).

- Finalização dos livrinhos (em grupos livres): encadernação e últimos detalhes das capas. Alunos puderam levar para casa, a fim da família ver sua produção, devolvendo segunda feira (alguns optaram por já deixar no armário, para evitar extravios).

- Recreação semanal (11h05), no pátio.

Trazer livro de Matemática na segunda feira.

=============
ASPECTOS DA AULA:

Aula bem participada, apesar da agitação progressiva por parte de grande número de alunos, o que atrasou a ida à recreação.

Nenhum problema no pós recreio (filas e uso do banheiro).

==============
ANEXO ÚNICO - TEXTO: "Lenda Japonesa"

Era uma vez um grande samurai que vivia perto de Tóquio. Mesmo idoso, se dedicava a ensinar a arte Zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.
 
Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali.  Queria derrotar o samurai e aumentar sua fama.


O velho aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo.  Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou insultos, ofendeu seus ancestrais.  Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.  No final do dia, sentindo-se já exausto e humilhado, o guerreiro retirou-se. 


E os alunos, surpresos, perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.


– Se alguém chega ate você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente? 


– A quem tentou entregá-lo, respondeu um dos discípulos.

– O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos. Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem o carregava consigo.  A sua paz interior depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você permitir...

=========


Conectado com o Professor João César
Fatos e opiniões do cotidiano escolar:
http://cotidianoescolar.blogspot.com/

Follow  profjoao on Twitter Somente para educadores, educandos e respectivos familiares.

Projeto Paz Educa:
pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010

Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!

==||==

quinta-feira, 13 de maio de 2010

13 de maio de 2010

CEU EMEF J*, 13/05/2010 - 4ºB.

Antes da aula: alunos brincavam sem problemas; vários formaram filas adequadamente.


Rotina:

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; necessidade de saber conviver, não vendo provocações em qualquer atitude do colega; saber controlar as brincadeiras para evitar agressões e acidentes; deixar claro quando um toque em seu corpo lhe incomoda (evita assédio por parte dos colegas e pedofilia por parte dos adultos).

- Leitura compartilhada: "A carangueja orgulhosa" - a carangueja repara no jeito dos outros animais e fica horrorizada com o jeito de andar de sua filhinha (necessidade de sermos tolerantes com os outros, pois também temos o nosso jeito de ser, como os outros).

- Material institucional de Língua Portuguesa: pág. 13 a 18 (comparação de três roteiros diferentes de visitação ao Zoológico, de acordo com o público alvo; observância das ordens e das observações em casa roteiro).

- Recreio (09h15).

- Educação Física (09h35) na quadra coberta, com a professora especialista.

- Finalização das atividades.

- PROERD (11h05).

TRAZER AMANHÃ: livro institucional de Matemática.

==========
ASPECTOS DA AULA:

Bem participada, sem problemas graves.

Tudo em ordem quanto ao pós recreio.


=========


Conectado com o Professor João César
Fatos e opiniões do cotidiano escolar:
http://cotidianoescolar.blogspot.com/

Follow  profjoao on Twitter Somente para educadores, educandos e respectivos familiares.

Projeto Paz Educa:
pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010

Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!

==||==

quarta-feira, 12 de maio de 2010

12 de maio de 2010

CEU EMEF J*, 12/05/2010 - 4ºB.

Antes da aula: alunos brincavam sem problemas; um numero ligeiramente maior, se comparado a ontem, formou fila adequadamente.


Rotina:

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; informes da festa junina.

- Leitura compartilhada: "A eleição do mágico". Sátira sobre eleição para mágicos da província e os candidatos fazendo mágicas para impressionar os eleitores. Após as eleições, vencedores estavam alegres e derrotados acusavam os vencedores de terem usado da mágica para ganharem. Os vencedores e quem os apoiou começaram a brigar entre si pela posse dos aparelhos de mágica, inutilmente (história recolhida pelo bispo de Feira de Santana - BA (Dom Itamar Vian), da sabedoria popular, em seu livro "Sabedoria da Vida - Histórias que ensinam", da Editora Santuário).

- Conversa sobre a leitura e fatos da vida: um aluno comparou essas promessas dos mágicos e dos candidatos com coisas que poderiam fazer mas não fazem, prometendo fazer depois ("quem promete não faz, quem faz não precisa prometer, porque faz, assim como o professor não precisa prometer dar aula, nem a mãe fazer comida").

- Material institucional de Língua Portuguesa, pag. 12 e 13 - interpretação do mapa da rede do Metrô e da CPTM (em grupos).

- Avisos do Coordenador Pedagógico sobre atividades culturais no CEU (quem já tinha se inscrito), bem como devolutiva da dentista da USB sobre quem precisa de tratamento (convocações para comparecimento na USB/AMA).

- Informática (08h30), com a professora substituta. Entrega dos kits de material escolar.

- Recreio (09h15).

- Material institucional de Língua Portuguesa (pág. 13 e 109) - leitura e entendimento, em grupos, de roteiros turísticos. Lição de Casa: leitura atenta a outros três roteiros turísticos (pag. 14 a 16) para posteriores atividades em classe - trazer esse livro amanhã.

- Artes (10h20), com professor especialista.

- Finalização das atividades pendentes de Artes e organização espacial da classe.

==========
ASPECTOS DA AULA:

Aula bem participada, sem maiores problemas.

Atrasos na primeira aula ainda ocorreram, mas em menor escala. Não ocorreram atrasos no pós recreio.

Orientei os alunos quanto ao material novo, finalmente recebido: deixar na reserva para aproveitar primeiro o que já está em uso (lembrei, especialmente, dos cadernos em uso que não poderão ser descartados, pois poderão ser necessários para consultas). Na hora da saída: sair individualmente e devagar, para evitar acidentes.

========



Conectado com o Professor João César
Fatos e opiniões do cotidiano escolar:
http://cotidianoescolar.blogspot.com/

Follow  profjoao on Twitter Somente para educadores, educandos e respectivos familiares.

Projeto Paz Educa:
pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010

Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!

==||==

terça-feira, 11 de maio de 2010

11 de maio de 2010

CEU EMEF J*, 11/05/2010 - 4ºB.

Antes da aula: alunos brincavam livremente, sem problemas; muitos não formaram filas adequadamente, mesmo quando chamados pelos professores.

Rotina:

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; necessidade de formar filas nos momentos necessários e controlar os atrasos - veja mais abaixo, em "aspectos da aula".

- Leitura compartilhada: "O circo e o palhaço". Apesar da situação de miséria e seca de um povoado, o circo ia bem para distrair as pessoas. O palhaço contava muitas mentiras e o povo ria. De repente alguém cochicha ao palhaço sobre o incêndio no circo. O palhaço comunica o fato ao povo que, pensando ser mais anedotas, ri do palhaço. De fato, as lonas em chamas caem sobre o povo.

- Conversa sobre a leitura, aplicada aos fatos cotidianos. Alunos lembraram de outras histórias semelhantes e de fatos que vivenciaram sobre a mentira das pessoas e respectivas consequências.

- Livro institucional de Língua Portuguesa: retomada da pág. 09 (tira dúvidas e correção coletiva dessa  lição de casa); pág. 10 e 11 - linguagem dos mapas, traçado de roteiros diversos e interpretação dos mesmos. Nessas páginas, bem como na 09, recordamos as instruções de roteiros, que possuíam palavras orientadoras (verbos no imperativo): virar, siga, continua etc. Lição de casa: elencar outras palavras desse tipo.

- Recreio (09h15).

- Inicio da confecção dos livrinhos, em grupos livres: orientações, entrega dos trabalhos feitos desde o primeiro dia de aula (relacionados às reescritas e ilustrações das leituras compartilhadas diárias), criação de capa e contra-capa, a partir de exemplos de livros lidos - na capa devem constar: o nome do livro (criado pelo aluno), nome do autor (o próprio aluno - alguém lembrou também do ilustrador, idem) e nome da "editora" (local de criação do livro, comum a todos: CEU). Organização de todo esse material para posterior encadernação - recolhemos e faremos a encadernação na aula de sexta feira (com mais tempo do que nas aulas de outros dias).

============
ASPECTOS DA AULA:

Aula bem participada, com ampla colaboração de todos, apesar da progressiva agitação de alguns alunos. Vários alunos voluntários ajudaram na distribuição das atividades de reescrita e ilustração, para a  montagem dos livrinhos.


Na CONVERSA SOBRE A AULA fizemos o levantamento de tempo perdido na entrada por causa dos atrasos (em média, 15 minutos diários, somando 75 minutos semanais) e na volta do recreio, pela inobservância da fila (em média, 20 minutos diários - correspondentes a quase meia aula de 45 minutos, somando 100 minutos semanais). Essa perda de tempo soma, por semana, 175 minutos, equivalentes a mais de duas horas relógio (lembrando que a hora aula é de 45 minutos, são mais de 03 horas aula perdidas por semana em atrasos!).

Os atrasos de início de aula são de dois tipos: 01 - Alunos que JÁ ESTÃO NA ESCOLA e esperam os professores chegarem para dirigirem-se ao banheiro ou mesmo continuarem brincando; 02 - Alunos que chegam cotidianamente atrasados na escola (tranformam uma eventualidade - o atraso, em fato diário). O Professor vê-se obrigado a esperar por cerca de 15 minutos, na porta da classe, para iniciar a aula sem prejuízo de qualidade (as entradas atrasadas dispersariam as atenções necessárias à aula).

Atrasos no pós recreio são cotidianos e premeditados pois pouquíssimos alunos formam filas no momento correto. A grande maioria ignora a chegada dos professores, ou aproveitam para dirigirem-se ao banheiro; alguns permanecem lanchando a merenda fornecida pela cozinha terceirizada, argumentando que a fila estava longa e demorada durante todo recreio - curiosamente quando o Diretor ou o Coordenador estão presentes no recreio esse fato NÃO OCORRE.

Diante de todos esses dados e cálculos chegamos à conclusão dos prejuízos diários que tudo isso ocasiona nas nossas aulas. Se estivéssemos em um quinto ano, no qual a cada 45 minutos encerra-se uma aula e os professores mudam de salas, o prejuízo qualitativo seria imenso e irrecuperável. Tempo para adaptar-se a esta nova escola TODOS TIVERAM, pois estamos em aulas dede fevereiro. Basta a colaboração DE TODOS para que esse problema seja resolvido o mais urgente possível.

========


Conectado com o Professor João César
Fatos e opiniões do cotidiano escolar:
http://cotidianoescolar.blogspot.com/

Follow  profjoao on Twitter Somente para educadores, educandos e respectivos familiares.

Projeto Paz Educa:
pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010

Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!

==||==