ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

09 de outubro de 2009

Mapa do Brincar => Projeto que envolveu mais de 10.000 crianças do Brasil todo, resgatando as brincadeiras populares.

Brincadeiras com áudio, fotos, imagens e descrições.

Acesse (abre em nova tela):

http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/


=======
Emef. M. E. R., 4ºB, 09/10/2009.

ANTES DA AULA:
Alunos brincavam alegremente e sem problemas aparentes, nos pátios e quadra.

NA CLASSE:
Recebemos a lousa de trás como ontem (pequenos desenhos) e a da frente com lições sobre a segunda guerra mundial. O armário ainda sem nossos cartazes, somente o que pus ontem, além do cartaz dos direitos, na lateral do armário.

Rotina (registrada antes da oração):

- Oração (não obrigatória) ou silêncio.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; chamada e ajudante do dia; lista das brincadeiras (citada neste momento, mas feita após o recreio, para que os alunos pudessem organizar-se no recreio, caso quisessem).

- Leitura compartilhada, de texto do folclore internacional: "Guarda-chuva amarelo" (um povoado sombrio, de chuva constante, no qual as pessoas usavam somente guarda chuvas pretos; surge alguém com guarda chuva amarelo, o qual, apesar de criticado, sente-se feliz e compartilha essa felicidade com os outros, por meio desse guarda chuva, assim como fora feito com ele). Aproveitei para passar meu "guarda-chuva amarelo" (minha alegria) para os alunos. Veja texto completo e vídeo narrativo dessa história clicando em: Guarda-chuva amarelo (abre em nova janela).
Confira o vídeo abaixo (dura pouco mais de sete minutos, e está hospedado no YouTube):



- Informática (14h15), com professor especialista.

- Reescrita e ilustração do texto "Guarda-chuva amarelo" (partes que gostou, ou que não gostou, por exemplo), em duplas e trios (inicialmente, não estava prevista na rotina essa atividade).

- Recreio.

- Matemática: adição de numerais decimais (sem reserva, com reserva e com "casas diferentes" - necessidade de colocar zeros) - definição, atividades e auto correção.

- Música: "Semente do Amanhã" (canto, sem CD pois por lapso, trouxe CD que não tinha esse música copiada).

- Recreação semanal, sem problemas.


============
Aula super tranquila, com participação de todos os presentes.
Iniciamos a recreação por volta das 17h20. Um grupo de alunas solicitou cd player da escola, para escutar seus CDs - aparentemente ficaram muito emocionadas com as melodias (desconheço o contexto, mas pareciam ser do tipo gospel).

Desejei feliz dia das crianças e deixei claro que criança é criança todos os dias - tomar cuidado com quem as trata como crianças SOMENTE uma vez por ano; falei rapidamente sobre a criação dessa data, por uma tradicional fábrica de brinquedos.
=============

Consulte o índice à esquerda ("Arquivos") para acessar outros dias de aula.

Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.