ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Segundo Semestre - Segundo Tempo

Costumo comparar o ano escolar ao jogo de futebol: ambos têm dois tempos. No caso da escola, esses dois tempos correspondem aos dois semestres. Dessa forma, terminamos o primeiro semestre (equivalente ao primeiro tempo) e estamos iniciando o segundo tempo.

Claro que as conquistas, os fatos positivos do primeiro semestre, devem continuar (e serem aprimorados) agora no segundo semestre. Mas o que não deu certo, deve ser mudado. Se, em um jogo de futebol, mudam-se jogadores e até mesmo estratégias para ganhar, vamos pensar com carinho e firmeza, o que devemos mudar, a fim de que todo nosso time possa terminar o segundo tempo vencedor.

Gosto muito dessa comparação também pelo fato de que em um time de futebol um  jogador depende do outro, seus preparadores e dirigentes também. Na escola é a mesma coisa: não adianta nada um bom técnico, um bom professor, se há alunos que não estão jogando junto com o time, com a classe. Vale lembrar que no futebol e na classe, a vitória pertence a todos; a derrota também. Por isso, a necessidade de melhorarmos o que não anda dando certo.

Para facilitar esse momento de reflexão, proponho duas atividades importantes para este início de semestre: a retomada da leitura e conversa sobre o texto "O Guarda Chuva Amarelo" (já trabalhado, devemos contagiar uns aos outros com a alegria, sendo um guarda chuva amarelo em meio a tanta chuva e escuridão) e a confecção do Curtograma (explico o que é isso mais abaixo).


O texto "O Guarda Chuva Amarelo" pode ser verificado no link: http://textosmeditativos.blogspot.com/2007/01/guarda-chuva-amarelo.html

O Curtograma é um  quadro a ser completado de acordo com nossas expectativas e ações, a fim de facilitar a avaliação das mesmas e tomada de atitudes. É composto de quatro partes, as quais devem ser preenchidas de acordo com a opinião de cada um:

1) CURTO E FAÇO (o que gosto de fazer e faço)
2) CURTO E NÃO FAÇO (o que eu gostaria de fazer e não faço)
3) NÃO CURTO E FAÇO (o que faço contra minha vontade)
4) NÃO CURTO E NÃO FAÇO  (o que não faço e não gosto de fazer).

Importante: o Curtograma deve ser feito levando-se em conta nossas atitudes na escola, sobretudo na classe - não é o momento de pensarmos em nossas casas, nem em colocar a culpa nos outros!

A partir do que for levantado coletivamente, levaremos em conta ao longo do semestre.

Essa é a forma de acentuar ainda mais minha meta enquanto educador: COMUNICAÇÃO DE QUALIDADE! Sem comunicação com qualidade será impossível atingir qualquer meta proposta/imposta por quem quer que seja! E uma comunicação de qualidade é o necessário para que avancemos em nossas aulas, com qualidade de relacionamento entre todos nós.

Já pensaram em um time de futebol no qual haja problemas de comunicação entre os jogadores e entre estes e seu técnico? A mesma coisa em nossas aulas. Agora como melhorarmos nossa comunicação (e desta, tudo o que acontece em classe e fora de classe), surgirá a partir do levantamento coletivo por meio do Curtograma.

Portanto, tenhamos um carinho especial, melhorando o que devemos melhorar, conservando o que já está dando certo. Aprender bem ou enganar que se aprende, passa pela qualidade do que fazemos. E isso terá reflexo nas avaliações, sobretudo àquelas impostas pelo sistema de ensino.

Todos somos responsáveis pelos nossos sucessos e também pelos nossos fracassos. Afinal, em um time vencedor todos ganham. Que tipo de time queremos ser?


Prof. João César
julho de 2010



 Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==