ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

24 de setembro de 2009

Emef. M. E. R., 4ºB, 24/09/2009.

ANTES DA AULA:

Alunos brincavam alegremente no pátio e na quadra, sem maiores problemas.
A entrada deu-se pelo portão da quadra, pois o que dá acesso ao patio despencou pouco antes - por sorte não acertou ninguém (segundo funcionários). O conserto deu-se logo após o término da hora da entrada.

NA CLASSE:
Recebemos as lousas escritas, como ultimamente.

Rotina (registrada antes da oração):

- Oração (não obrigatória) ou silêncio.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos. Explicação sobre o fato de ontem alunos que não ficaram na aula terem falta no diário de classe (se acontecesse algo com aluno faltoso, e este estivesse com presença, daria-nos grandes transtornos - como exemplo: aluna que morreu na explosão de um shoping center estava com presença; outro exemplo: aluna dispensada da aula, ao voltar de levar seu irmãozinho do CEI, foi atropelada e entrou em óbito - e estava com presença no diário - tudo casos verídicos [e devemos aprender com as tragédias alheias]). Explicação do motivo de não haver aula amanhã na rede (Parada Pedagógica - o que é e para que serve). Sábado não virei e não há professor substituto. Marcamos prova de matemática (frações) para próxima terça feira; e montagem de nossos livrinhos no dia primeiro (quinta feira). Retomamos, brevemente, a conversa super legal que tivemos ontem sobre cidadania e direitos - um resumo da perguntas postei no aulanossa.blogspot.com

- Artes (14h15), com professora especialista.

- Chamada, ajudante do dia, organização em grupos e explicação do que seria feito logo mais.

- Recreio.

- Leitura compartilhada: Projeto Nosso Folclore - Música "Roda Pião": leitura, canto e coreografia; estudo breve de sua estrutura (seis estrofes, um refrão). Quem seria esse pião? (fomentando a imaginação e criatividade).

- Transformação da música em H.Q. (em grupos): cada estrofe (mais o refrão) foi transcrita em um quadrinho de folha sulfite dobrada várias vezes. Abaixo da transcrição, o aluno fez a ilustração correspondente, de acordo com sua imaginação e criatividade (alguns desenharam o pião brinquedo fazendo o que a música canta; outros personificaram o pião, dando-lhes vida e características humanas; teve até quem transformasse o pião em peão boiadeiro, ou que misturasse ambos - cada um deu sua versão). Esse material formará os livrinhos dos alunos, conforme divulgado constantemente.

- Matemática: Frações (leitura - quadro completo, de acordo com o denominador; uso da palavra "avos").

- Recreação semanal, conforme alunos concluíam Matemática.

- Organização da classe, inevitáveis chamadas de atenção (para alguns) e votos de bom fim de semana (a si e familiares), além da entrega, em mãos, do bilhete oficial da escola sobre a não aula de amanhã.

========
FICOU PARA A PRÓXIMA AULA (2ª feira):
=> Retomada da palavra chave (lição de casa) da leitura de texto sobre as cores do brasileiro (Geografia, inclusive informei por escrito da necessidade de trazer o livro).
=> Português: Música "A Primavera".
=> Retomar com mais calma a leitura de frações (hoje foi muito corrido, alguns alunos agitados desviavam a atenção de todos com frequência).

Aula bem participada e tranquila, exceto pelo fato de dois alunos estarem, o tempo todo, criando motivos de provocações mútuas, resultando em agressão física no momento da recreação (foram retirados do local em comum, para garantir-lhes a integridade e o respeito ao ambiente da classe). No mais, tudo em ordem - inclusive as brincadeiras do momento de recreação não foram agitadas.
=======
aulanossa.blogspot.com
Consulte outras aulas no índice à esquerda ("Arquivos")