CEU EMEF J*, 05/04/2010 - 4ºB.
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas aparentes. A maior parte formou fila adequadamente.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; todos nós pagamos pela escola, por meio dos impostos (tudo o que compramos tem o valor dividido em três partes: para quem vendeu, para quem fabricou e para o Governo - por isso devemos exigir não somente serviços públicos, mas qualidade e respeito, pois nada é de graça); pelo mesmo motivo devemos tomar cuidado com quem está no poder, sustentados pelo dinheiro dos impostos, e tem como fazer as coisas, não faz e promete que vai fazer se ganhar nossos votos; cuidado especial com quem faz o que deve mas fica fazendo propaganda disso, como se estivesse fazendo algo especial, que não seria obrigação - já pensaram o professor fazendo propaganda de que está dando aula, o aluno de que está fazendo seus deveres e a mãe de que está fazendo a comida? - pensar bem em tudo isso, pois com dezesseis anos já se pode votar - e não adianta reclamar depois, pois os políticos não chegam lá sozinhos, chegam com o nosso voto (essa conversa, que em nenhum momento citou nomes, está de acordo com o tema transversal CIDADANIA).
- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 15 (visita ao planeta do geografo, que sugere visitar a Terra).
- Matemática: Noções de Numerais Romanos (breve histórico e uso na vida cotidiana [relógios antigos, numeração de capítulos, como no livro "O Pequeno Príncipe, nomes de locais, como o Jd. João XXIII etc; valores; quais podem repetir e até quantas vezes; quais não podem repetir; princípio da subtração (menor à esquerda diminui o valor do maior); princípio da adição (menor a direita aumenta o valor do maior); registro de tudo isso no caderno para futuras referências; vários exemplos práticos; atividades em grupos, com orientações e auto correção). Lição de casa, sobre o assunto.
- Recreio (09h15).
- Natureza e Sociedade (Geografia): o Jaguaré dentro de São Paulo - introdução com a visualização de mapas, retomaremos o assunto durante esta semana.
- Espaço para terminar os deveres do PROERD.
- Educação Física (10h20), com a professora especialista, na brinquedoteca (espaços externos molhados).
- Sala de Leitura (11h05), com a professora especialista.
===========
ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada, sem problemas. Poucos alunos que queriam resolver seus problemas de fim de semana na aula foram devidamente orientados a não confundirem espaços ,locais e funções.
Apenas quatro alunos ausentes.
Nenhum problema de formação de fila no pós recreio.
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas aparentes. A maior parte formou fila adequadamente.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; todos nós pagamos pela escola, por meio dos impostos (tudo o que compramos tem o valor dividido em três partes: para quem vendeu, para quem fabricou e para o Governo - por isso devemos exigir não somente serviços públicos, mas qualidade e respeito, pois nada é de graça); pelo mesmo motivo devemos tomar cuidado com quem está no poder, sustentados pelo dinheiro dos impostos, e tem como fazer as coisas, não faz e promete que vai fazer se ganhar nossos votos; cuidado especial com quem faz o que deve mas fica fazendo propaganda disso, como se estivesse fazendo algo especial, que não seria obrigação - já pensaram o professor fazendo propaganda de que está dando aula, o aluno de que está fazendo seus deveres e a mãe de que está fazendo a comida? - pensar bem em tudo isso, pois com dezesseis anos já se pode votar - e não adianta reclamar depois, pois os políticos não chegam lá sozinhos, chegam com o nosso voto (essa conversa, que em nenhum momento citou nomes, está de acordo com o tema transversal CIDADANIA).
- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 15 (visita ao planeta do geografo, que sugere visitar a Terra).
- Matemática: Noções de Numerais Romanos (breve histórico e uso na vida cotidiana [relógios antigos, numeração de capítulos, como no livro "O Pequeno Príncipe, nomes de locais, como o Jd. João XXIII etc; valores; quais podem repetir e até quantas vezes; quais não podem repetir; princípio da subtração (menor à esquerda diminui o valor do maior); princípio da adição (menor a direita aumenta o valor do maior); registro de tudo isso no caderno para futuras referências; vários exemplos práticos; atividades em grupos, com orientações e auto correção). Lição de casa, sobre o assunto.
- Recreio (09h15).
- Natureza e Sociedade (Geografia): o Jaguaré dentro de São Paulo - introdução com a visualização de mapas, retomaremos o assunto durante esta semana.
- Espaço para terminar os deveres do PROERD.
- Educação Física (10h20), com a professora especialista, na brinquedoteca (espaços externos molhados).
- Sala de Leitura (11h05), com a professora especialista.
===========
ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada, sem problemas. Poucos alunos que queriam resolver seus problemas de fim de semana na aula foram devidamente orientados a não confundirem espaços ,locais e funções.
Apenas quatro alunos ausentes.
Nenhum problema de formação de fila no pós recreio.
==========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.
Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010***
ATENÇÃO - sobre uso das fotos eventualmente postadas aqui (hospedadas no Flickr): Uso apenas didático, de divulgação pedagógica, interditados todos os outros. Imagens editadas, para assegurar a privacidade dos alunos (Constituição Federal: art. 5º; Estatuto da Criança e do Adolescente: art. 17º). Preservação da identidade da escola e do professor, de acordo com a lei municipal 8989/79.
=====|||||=====