ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

15 de setembro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 15/09/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Culinária.
4- Reescrita e ilustração, em grupos (35 minutos).
5- Informática (08h30).
6- Recreio (09h15).
7- Matemática: livro, pág. 76 e 77. Divisão por dois algarismos (passo a passo).
8- Artes (10h20).
9- Finalização de atividades.
Amanhã: livro de Matemática.
Semana que vem: livro de Língua Portuguesa.

Rotina Prevista - 15/09/2010
Rotina Prevista (15/09/2010). Arquivo Pessoal.

DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos. Situação da classe: ontem uma aluna reclamou da bagunça da classe. Respondi a ela o que falei hoje para todos: são trinta alunos, dos quais apenas cinco comprometem a qualidade da aula - existem locais que é exatamente o contrário. Então, basta a maioria não dar atenção à minoria. Ou melhor: conquistá-los, pois todos são bem vindos, e devem corresponder às suas obrigações.

3- Nosso Folclore: Culinária. Existem milhares de receitas brasileiras, mas no livro "Nosso Folclore" foram selecionadas três em cada categoria: Salgados (Sopa de Milho Verde com Cambuquira, Paçoca de Carne Seca e Farofa D'Água); Lanches (Brevidade, Bolo de Fubá e Bolinho de Chuva); Doces (Doce de Batata Doce, Taiada e Arroz Doce). Após a leitura compartilhada, essas receitas foram registradas na lousa (nomes e ingredientes). Acompanhe este projeto: http://pazeduca.pro.br/folclore.

4- Os alunos contaram sobre as receitas que conheciam (duas ou mais): nome, ingredientes e se era gostosa (podiam escrever sobre as que conheciam, ou usar as colocadas na lousa) - estavam em duplas, trios e quartetos para troca de ideias, mas cada um fez seu registro individual, com ilustração (facultativa). Toda essa produção formará o livrinho do aluno (cada um terá o seu). Tempo de 35 minutos. ESTA ATIVIDADE FOI REALIZADA APÓS O RECREIO.

5- Com professor de módulo, na sala de informática.

7- Livro institucional, página 76 (correção coletiva da lição de casa: escrever números de acessos de sites de times por extenso) e página 77 (atividades com correção coletiva: classes e ordens de numerais - até milhões). Lição de casa: divisão por dois algarismos.

8- Com professor especialista.

9- Finalização de atividades. Quem terminava, podia ficar em momento livre.

ASPECTOS DA AULA:

Bem participada.

Praticamente todos colaboraram.

Os alunos estavam preocupados porque o registro das receitas poderia atrasar a aula e o momento livre ao final, mas não ocorreu nenhum atraso pois todos colaboraram.


Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==