ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

23 de setembro de 2009

Emef. M. E. R., 4ºB, 23/09/2009.

ANTES DA AULA:
Faltava luz eletrica desde as 11 horas e os alunos eram informados de que, caso não voltasse a ter eletrecidade, seriam dispensados às 15 horas. Muitos optaram em voltar antes de entrar na escola.

Os alunos que entraram, brincavam no pátio interno, uma vez que chovia.


NA CLASSE:
Ambas as lousas escritas.

Rotina:

- Oração (não obrigatória) ou silêncio.

- Conversa sobre a aula: falta de luz elétrica não vai atrapalhar por enquanto; porém formaremos grupos somente quando a mesma voltar. Caso tenhamos que sair mais cedo, o que não der tempo ficará para amanhã. Não teremos ajudante (faltou muita gente) e faremos a chamada mais tarde.

- Leitura compartilhada: Projeto Nosso Folclore - Lenda do Negrinho do Pastoreio (2ª parte): os três castigos, sua morte e sua volta à vida de forma vitoriosa - pessoas más existiam naquele tempo e ainda existem.

- Reescrita da lenda e ilustração (esta, opcional). Inicialmente, pela falta de luz, individual; depois, em grupos livres. Trabalhos farão parte dos livrinhos dos alunos.

- Recreio (todas as classe juntas - 15horas, com aviso de que, ao retornar, voltaríamos para nossas casas. Bastou este aviso, a luz voltou, mantendo o recreio conjunto neste horário, mas fazendo com que a aula prosseguisse normalmente logo após. Até então, marcamos com "A" ("A" = amanhã), as atividades da rotina que ficariam para amanhã (apagamos esse "A", logo após o recreio, por motivos óbvios).

- Conclusão da reescrita - agora em grupos.

- Matemática: Frações. Revisão: 1)Representação, 2)Leitura, 3)Comparação, 4)Frações Equivalentes e 5) Símbolos Matemáticos (igual, diferente, maior que e menor que).

- Geografia:
Cidadão/Cidadania => Resgate da lição de casa da semana passada (perguntar para a familia e responder sobre o que é ser cidadão); Breve definição na lousa, a partir do que o livro didático coloca à pag. 34 (cidadania enquanto "Respeito aos outros nos diversos ambientes", "conquista e manutenção de direitos, como votar livremente, receber educação, saúde, alimentação e moradia"). Como atividade, cada aluno elencou ao menos três direitos que tem, enquanto líamos o resumo dos direitos a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente (cartaz que temos fixado em nosso armário)e respondendo se os mesmos valem somente para cada um ou para todos. Foi muito legal, porque vários alunos colocaram suas dúvidas e até mesmos aflições quanto ao cumprimento de seus direitos, uma verdadeira aula compartilhada sobre cidadania.
Como lição de casa, ler páginas 35 e 36 (sobre a s cores do brasileiro) e destacar uma palavra-chave.

- Sala de leitura (17h35), com professora especialista.

=========
Aula muito bem participada. Antes, porém, juntamente com a Assistente de Direção, procuramos esclarecer e resolver uma denúncia confirmada de bulliyng, envolvendo duas das melhores alunas que temos em nossa classe - efeito "bola de neve".

Na questão "cidadania", como posto acima, os alunos participaram ativamente com suas dúvidas e ansiedades, quanto ao cumprimento de seus direitos básicos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente: quando (e quem) vai para Fundação CASA, para que existe e o que faz o Conselho Tutelar, criança de rua tem os mesmos direitos que crianças de famílias, como que a criança/adolescente pode trocar de família, o que é educação dada pela família e o que seria abuso..., enfim, uma riqueza grandiosa de aula.

Avisei, oralmente, após a rotina, que sexta feira não haverá aula (Parada Pedagógica) e que sábado não virei à escola (compromisso pessoal já agendado) e que não há professor substituto.

Conversamos sobre músicas que trabalharemos nas próximas aulas (Roda Pião, para todos; A Primavera - opcional; semana que vem: Sementes do Amanhã, do Gonzaguinha [ filho do Luis Gonzaga, autor da Asa Branca e Xote das Meninas - que todos conhecem] mas gravada por Erasmo Carlos [amigo de Roberto Carlos]). Apresentei, informalmente, o livro "O Mundo Encantado da Música Vol 1", mostrando e cantando várias músicas de nosso folclore - os alunos mostraram-se bem interessados.

========
aulanossa.blogspot.com => transparência de aula acessível a todos.
Para consultar outras aulas, verifique no índice à esquerda ("Arquivos")