ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

03 de abril de 2013

Neste ano (2013) serão publicadas as fotos relacionadas às aulas de Natureza e Sociedade (Ciências, História e Geografia) nos quartos anos A, B e C.
4º ano A, das 07h00 até as 09h15:

1- Acolhida (oração não obrigatória, chamada).
2- Meditação:"A Cobra e o Vaga lume". (acesse o texto aqui - abre em nova tela) - Retomada do texto lido ontem, analisando enquanto gênero textual (fábula) e aplicação no dia a dia.
3- Trabalho sobre os nutrientes: recordando o Caderno de Apoio (pág. 27 e 28 - proteínas, carboidratos, lipídios, sais minerais e vitaminas), usando as informações das embalagens.

Antes de analisarmos as embalagens (tabela nutricional nas embalagens dos alimentos) recordamos os nutrientes estudados (proteínas, carboidratos, lipídios, sais minerais e vitaminas) e também sobre as doenças que podem ser adquiridas por meio de uma alimentação errada ("somos o que comemos"). Destacamos algumas funções de alguns sais minerais em nosso corpo (cálcio nos ossos e dentes, ferro no sangue, potássio no controle de líquidos e os perigos do sódio, presente em praticamente todos os alimentos).

Também conversamos que as matérias são divididas somente para efeito de estudos, na escola, pois na vida prática ocorre tudo junto. Exemplos: análise da tabela nutricional das embalagens (leitura: Língua Portuguesa; nutrientes: Ciências; quantidades dos nutrientes e unidades de medidas: Matemática); nas compras (leitura de embalagens e placas indicativas: Língua Portuguesa; analise de nutrientes: Ciências; localização dos produtos dentro do supermercado: Geografia; o que já comprou antes e o que ainda falta comprar: História; data de validade, preço e calculo do troco: Matemática).




4º ano C, das 09h35 até as 11h50:

1- Acolhida (oração não obrigatória, chamada).
2- Meditação:"A Cobra e o Vaga lume". (acesse o texto aqui - abre em nova tela) - Retomada do texto lido ontem, analisando enquanto gênero textual (fábula) e aplicação no dia a dia.
3- Trabalho sobre os nutrientes: recordando o Caderno de Apoio (pág. 27 e 28 - proteínas, carboidratos, lipídios, sais minerais e vitaminas), usando as informações das embalagens.

Antes de analisarmos as embalagens (tabela nutricional nas embalagens dos alimentos) recordamos os nutrientes estudados (proteínas, carboidratos, lipídios, sais minerais e vitaminas) e também sobre as doenças que podem ser adquiridas por meio de uma alimentação errada ("somos o que comemos"). Destacamos algumas funções de alguns sais minerais em nosso corpo (cálcio nos ossos e dentes, ferro no sangue, potássio no controle de líquidos e os perigos do sódio, presente em praticamente todos os alimentos).

Também conversamos que as matérias são divididas somente para efeito de estudos, na escola, pois na vida prática ocorre tudo junto. Exemplos: análise da tabela nutricional das embalagens (leitura: Língua Portuguesa; nutrientes: Ciências; quantidades dos nutrientes e unidades de medidas: Matemática); nas compras (leitura de embalagens e placas indicativas: Língua Portuguesa; analise de nutrientes: Ciências; localização dos produtos dentro do supermercado: Geografia; o que já comprou antes e o que ainda falta comprar: História; data de validade, preço e calculo do troco: Matemática).


 www.aulanossa.pro.br || www.aulanossa.pro.br/?m=1 (versão  p/ celular)