ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

quinta-feira, 10 de março de 2011

10 de março de 2011

Rotina prevista (10/03/2011). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 10/03/2011 - 4º ano B, sala 08.

Rotina:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 1.
4- Reescrita e ilustração: quem é o Pequeno Príncipe? (em grupos, por 30 minutos).
5- Matemática: numerais ordinais.
6- Recreio (09h15).
7- Natureza e Sociedade: texto sobre a história do nosso bairro (leitura e interpretação).
8- Educação Física (10h20).
9- Combinados sobre a recreação semanal de amanhã.

DETALHES:

2- O que e como teremos.

3- Iniciamos a leitura de "O Pequeno Príncipe". Conversamos sobre o autor, seu contexto e o contexto do livro. No capitulo de hoje: os dois primeiros desenhos do autor e a reação das pessoas ("as pessoas grandes são assim mesmo").

4- Reescrita  e ilustração: em grupos, cada aluno desenhou e escreveu como imagina o Pequeno Príncipe. Esse material formará os livrinhos dos alunos.

5- Matemática: numerais ordinais (noção, exemplificação, leitura e escrita).

7- Retomamos o texto sobre a história do bairro (confira o texto AQUI): leitura coletiva explicativa, com pausas para verificar as palavras desconhecidas; aproveitamos para aprofundar a formação da Vila Nova Jaguaré, bem como histórias dos primeiros aviões (Santos Dummont é citado no texto, o autor do Pequeno Príncipe era piloto, em Osasco ocorreu o primeiro voo da América Latina). Lição de casa: explicar a origem da Vila Nova Jaguaré (o texto dá detalhes no final do terceiro parágrafo).

8- Com o Professor Especialista.

9- Conclusão de Natureza e Sociedade (registro escrito). Combinados sobre a recreação semanal de amanhã, com registro na lista das brincadeiras pretendidas.

Aula tranquila, ambiente agradável, alunos colaborativos.