ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

09 de setembro de 2009

Emef. Mal. E. R., 4ºB, 09/09/2009.


NA ENTRADA (ANTES DA AULA):
Os alunos estavam brincando normalmente no pátio, na hora da entrada, sem problemas aparentes.


Na rua, havia um rapaz distribuindo um panfleto, que ignoro o conteúdo e a procedência.

Conversei com alguns alunos que jogavam cascas de frutas no chão, na tentativa de conscientiza-los que as enchentes vivenciadas ontem são consequências de atos semelhantes: o lixo jogado no chão vai ao bueiro, entupindo-o; multiplique o papel jogado por cerca de trita mil pessoas (habitante do bairro) e pense no que pode acontecer...


NA CLASSE:
Recebemos as lousas escritas: a de trás, por alunos; a da frente, com aula sobre a segunda guerra mundial. A mesa do professor estava com pequenas incrições à lapis.

Alguns alunos queriam sentar em qualquer lugar, gerando um certo desconforto. Aproveitei para lembrar que ontem fora possível (apenas 21 alunos), mas hoje não (35 alunos).

Por cerca de uma hora, uma estagiária fez seu estágio de observação conosco (após a resolução desse desconforto).



Rotina (hoje, anotada antes da oração):

- Oração (não obrigatória).

- Conversa sobre a aula: chamada, o que teremos, como teremos, nossas oficinas, ajudante do dia; entrega dos comunicados sobre o novo CEU aos alunos convocados - e que faltaram ontem; expliquei que ficarei com a classe até o final do ano, pois muitos perguntaram-me se eu iria mudar para o CEU).

- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Quadrinhas (poesias de quatro versinhos, que falam sobretudo de amores).

- Reescrita e ilustração (em grupos). Formará, futuramente, os livrinhos dos alunos, junto com os trabalhos anteriores.

- Matemática: auto correção da lição de casa de ontem. Divisão por dois algarismos: 266 por 12 e 996 por 32; auto correção. Lição de casa: 2968 por 14.

- Recreio.

- Oficinas com sucatas fornecidas pela empresa de laticínios - terminaremos amanhã.

- Sala de leitura (17h35), com professora especialista.

==============
Os alunos estiveram agitados o tempo todo, mas a aula rendeu bem.
No final, nem todos foram capazes de limpar sua sujeira de tintas e resto de papeis.

Amanhã, conversaremos:
=> Sobre alunos que vem provocando alunas - desejo ouvir as versões de todos os envolvidos;
=> Recreio com falso alarme de briga, o que desvia a atenção de eventos que ocorrem - conversa pedida pela inspetora de alunos.
=> Três alunos que aproveitaram do fato de ajudarem a arrumar a sala, e não haviam entrado na sala de leitura - quero ouvir a versão deles.
============

http://aulanossa.blogspot.com
Consulte na coluna à esquerda, as postagens dos dias anteriores (Arquivos)