ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

27 de agosto de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 27/08/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Promessas.
4- Reescrita e ilustração - em grupos, 30 minutos.
5- Português - material institucional, pag. 52 até 54 (analise das capas de jornais - elementos).
6- Recreio (09h15).
7- Português (conclusão).
8- Matemática: divisão - correção coletiva das lições de classe (de ontem) e de casa.
9- Brinquedoteca (11h05).
Não deu tempo, ficando para semana que vem: leituras e reescritas - Charalina (apenas apresentei esse material na "conversa sobre a aula").
Segunda feira: livro de Matemática.

DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos. Lista de pontuação positiva - valorizar o bom aluno e transformar todos em bons alunos - exposição dos critérios. Conversa sobre o concurso de saúde bucal. Explicação da Coleção Charalina - iremos trabalhar com ela semana que vem, não deu tempo hoje.

3- Nosso Folclore - Promessas. Por exemplo: São Longuinho (para achar objetos perdidos), Espirito Santo (para ajudar na prova), Santa Luzia (tirar cisco dos olhos), Santa Clara (parar a chuva) etc - total de nove. Acompanhe este projeto: http://pazeduca.pro.br/folclore

4- Os alunos puderam escolher dentre as promessas lidas, ou outras que conheciam (ou mesmo criar os suas) - estavam em duplas, trios e quartetos para troca de ideias, mas cada um fez seu registro individual, com ilustração (facultativa). Toda essa produção formará o livrinho do aluno (cada um terá o seu). Tempo de 30 minutos. Conforme terminavam, podiam ler livros livremente.

5- Nas referidas páginas, trabalhadas em grupos, verificamos elementos da capa, manchete, manchete fotográfica etc. Os grupos trabalharam de forma autônoma, solicitando minha ajuda quando necessária. Nem sentiram o tempo passar, pois estavam bem envolvidos nas atividades - precisei interromper para o recreio, retomando logo após (item 7).

8- A correção coletiva funciona como um plantão tira dúvidas. Na lição de casa (corrigida hoje) introduzimos a divisão que precisa "descer dois números ao mesmo tempo". Estamos trabalhando o método longo e o breve juntos, sem obrigatoriedade de um ou de outro.

9- Todos brincaram sem encrencas e arrumaram tudo no horário certo. Votos de bom fim de semana a todos, com abraços às famílias.

ASPECTOS DA AULA:

Bem participada, com visível esforço em se melhorar (da parte daqueles que habitualmente não colaboram). O sistema de pontuação positiva, que mostra o que dá certo, está mostrando resultado imediato.


Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==