CEU EMEF. J*, 24/05/2010 - 4ºB.
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas; filas foram formadas por poucos no horário correto.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; comportamento da classe (o que é esperado por causa da idade e o que é, de fato, desrespeito); evitar problemas (mesmo que alguns vivam em meio a violência, transforme estas horas na escola em diferencial positivo em sua vida).
- Leitura compartilhada: "O Mágico de Oz" - O ciclone. Antes, conversamos um pouco sobre o livro e imagens que permanecem na cabeça de todos: estrada de tijolos amarelos, espantalho e homem de lata com coração - o livro serviu de base para muitas produções artísticas, dai essas imagens presentes na mente de muitos.
- Matemática: material institucional, pág. 17 a 19. Assunto: cálculo mental, decomposição de numerais (lembramos o V.A. e V.R., já estudados) e motivo do "empréstimo" na subtração - orientações, trabalho em grupos e auto correção (pág. 18 e 19 serão corrigidas amanhã).
- Recreio (09h15).
- Matemática: continuação. Lição de casa: fazer pág. 20 e 21 (quem não tiver feito).
- Educação Física (10h20), com o professor especialista - parte teórica de jogos.
- Sala de Leitura (11h05), com a professora especialista.
======
ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada, sem maiores problemas. Ficamos em grupos livres até após o recreio.
Conversa inicial serviu para esclarecer o que é bagunça e desrespeito e o que é agitação própria da idade (e o professor levará "numa boa") - isto garantiu certa tranquilidade durante a aula.
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas; filas foram formadas por poucos no horário correto.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; comportamento da classe (o que é esperado por causa da idade e o que é, de fato, desrespeito); evitar problemas (mesmo que alguns vivam em meio a violência, transforme estas horas na escola em diferencial positivo em sua vida).
- Leitura compartilhada: "O Mágico de Oz" - O ciclone. Antes, conversamos um pouco sobre o livro e imagens que permanecem na cabeça de todos: estrada de tijolos amarelos, espantalho e homem de lata com coração - o livro serviu de base para muitas produções artísticas, dai essas imagens presentes na mente de muitos.
- Matemática: material institucional, pág. 17 a 19. Assunto: cálculo mental, decomposição de numerais (lembramos o V.A. e V.R., já estudados) e motivo do "empréstimo" na subtração - orientações, trabalho em grupos e auto correção (pág. 18 e 19 serão corrigidas amanhã).
- Recreio (09h15).
- Matemática: continuação. Lição de casa: fazer pág. 20 e 21 (quem não tiver feito).
- Educação Física (10h20), com o professor especialista - parte teórica de jogos.
- Sala de Leitura (11h05), com a professora especialista.
======
ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada, sem maiores problemas. Ficamos em grupos livres até após o recreio.
Conversa inicial serviu para esclarecer o que é bagunça e desrespeito e o que é agitação própria da idade (e o professor levará "numa boa") - isto garantiu certa tranquilidade durante a aula.
========
Conectado com o Professor João César
Comunidade da qual a Escola faz parte - vista pelo residente local:
Projeto Paz Educa:
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==
Comunicação pela rede, mas comunicação entre pessoas também! Cartaz divulgado durante a aula.