ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

23 de outubro

Emef. M. E. R., 4ºB, 23/10/2009.

ANTES DA AULA:
Alunos brincando livremente, sem problemas visíveis, pelos pátios e quadra.

NA CLASSE:
Recebemos lousas e sala devidamente limpas.

Rotina (registrada antes da oração):

- Oração (não obrigatória) ou silêncio.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; chamada e ajudante do dia; como e quando formaremos grupos.Alguém lembra da exposição "O Pequeno Príncipe", no Parque Ibirapuera - conversamos sobre ela, possibilidade de cada família ir por conta sai mais barato do que a escola alugar um ônibus. (Detalhes da exposição, no site oficial: http://www.opequenoprincipe.com/).


- Leitura compartilhada: "A ratoeira" (rato, desesperado, contando aos animais sobre o perigo de uma ratoeira; estes, dizem-se fora de perigo, mas quando a ratoeira funciona, são mortos por motivos diversos. Assim os problemas nossos: podem ser de todos). Confira este texto em: http://salvemaria.sites.uol.com.br/probl.htm

- Informática (14h15), com professor especialista.

- Português - "Direito de ter direitos": Audição e canto de músicas que tratam dos direitos das crianças: "Deveres e Direitos" (letra, pag 07 do livro didático) e "Direitos da Criança" (cópia da letra distribuída entre alunos, confira em: http://textosmeditativos.blogspot.com/2009/10/direito-da-crianca.html).

- Recreio.

- Português - "Direito de ter direitos": inicio da leitura coletiva explicativa da Declaração dos Direitos da Criança (pag. 14 e 15 do livro didático). Levantamento das palavras difíceis - em duplas e trios. Fomos até o quinto princípio - daremos prosseguimento na semana que vem.

- Recreação Semanal.

Amanhã: reposição de uma terça feira (11/08).
Segunda feira: trazer livro de Português.

========
Aula bem participada, mas por vezes agitada.
Ficou para próxima aula: matemática (multiplicação de numerais decimais) e continuação do estudo da Declaração dos Direitos da Criança (continuação da leitura explicativa coletiva; escolha de alguns desses princípios, registro e ilustração).
=======
Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.