ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

01 de outubro de 2009

Emef. M. E. R., 4ºB, 01/10/2009.

ANTES DA AULA:
Alunos brincam livremente pelos pátios, sem problemas aparentes.


NA CLASSE:
Recebemos as lousas escritas; a de trás com pornografias e provocações entre times de futebol.


Rotina (registrada antes da oração):

- Oração (não obrigatória) ou silêncio.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; chamada e ajudante do dia; retomada da conversa particular de ontem, e explicação de que não sou contra conversas, brincadeiras e bilhetinhos - mas tudo isso só pode ocorrer em momentos nos quais todos terminaram os deveres e não estou explicando ou conversando com a classe - quero enormemente repeitar a privacidade e a fase da vida dos alunos (lembro-me de quando eu era aluno - e quero respeitar como eu era respeitado -tive ótimos professores), mas quero que as aulas também sejam respeitadas - tudo deve ser resolvido na conversa, sem envolver direção e coordenação (os quais já estão saturados de problemas e, por vezes, não tratam bem as pessoas); combinados para amanhã (recreação para alunos com bom comportamento; trazer livro de português).

- Música "A Primavera" (canto).

- Artes (14h15), com professora especialista.

- Matemática: Frações Decimais (recordação da definição, breve exercício de identificação); transformação em numerais decimais (vários exemplos e "regra" de usar casas após a vírgula na quantidade de zeros do denominador) - alguém lembrou-se dos centavos; por enquanto, estamos trabalhando somente com valores inferiores a zero, mas deixei claro que semana que vem usaremos valores maiores que a unidade.

- Recreio.

- Matemática: conclusão. Lição de casa, transformação de frações decimais em numerais decimais.

- Projeto "Nosso Folclore" - Culinária:
a) Leitura compartilhada com registro dos nomes das receitas (três de cada tipo: salgadas, lanches e doces);
b) Painel das receitas que os alunos lembravam (classificadas em "salgadas", "doces" e "tanto faz") - participação ativa, voluntária, por fileiras;
c Em grupos: escolha de, pelo menos, um tipo de receita de cada categoria, registro de respectivos nomes e desenhos - esse trabalho formará nossos livrinhos.


=============
FICOU PARA AMANHÃ:
- Trabalho com o texto e atividades das pág. 100 e 101 do livro de Português ("Segredo nas Rochas" - sobre fósseis);
- Lembrança dos aniversariantes de setembro (puro esquecimento hoje).

Trazer amanhã: livro de português; alguma coisa para enfeitar as capas e contra capas dos livrinhos sobre o folclore, que iniciaremos amanhã.

Durante o recreio, alguém veio até a sala e colocou na lousa ofensas a alguns alunos - e isso porque nunca deixo giz na lousa!

Aula muito tranquila, alunos colaboraram ao máximo (sobretudo os que ontem perturbaram), inclusive brincando e escrevendo bilhetinhos somente nos horários oportunos. Agradeci, ao final da aula, a participação e colaboração de todos.
===========

Consulte o índice à esquerda ("Arquivos") para acessar outros dias de aula.

Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.