Rotina prevista (09/052011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. (a rotina está com letra maiuscula de forma para facilitar alguns alunos em processo de alfabetização; os demais registram como de costume - o traço abaixo da letra indica obrigatoriedade de letra maiúscula). Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!
CEU EMEF JAGUARÉ, 09/05/2011 - 4º ano B, sala 08.
Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho" - vol.1, cap. 22.
4- Projeto "Saberes e Sabores": observação de tipos de árvores e ilustração.
5- Recreio (09h15).
6- Conclusão das ilustrações.
7- Português: leitura das pág. 40 e 41 (lição de casa).
8- Educação Física (10h20).
9- Artes (11h05).
LIVROS: amanhã: Língua Portuguesa.
4ª feira: nenhum.
5ª feira: Língua Portuguesa e Projeto "Minha Biblioteca".
DETALHES:
2- O que e como teremos.
3- Curtimos os detalhes do noivado de Emília (o Senhor Vidro Azul substituiu o Marquês de Rabicó, que não sabia brincar).
4- Demos uma boa caminhada pelo CEU, observando os diversos tipos de árvores. Observamos e conversamos sobre: perspectiva (o que está perto parece maior); árvores velhas (tronco mais grosso) e árvores novas (certamente plantadas após a construção do CEU); árvores secas (será que secaram ou são do tipo que perde folhas nesta época?); árvores que secaram mas estão com brotos; tipos de folhas em cada árvore; árvores com folhas mais acima e árvores com folhas mais abaixo; árvores que foram cortadas (o toco ficou, um deles está brotando); árvores que parecem baixas, apesar de velhas, por causa do aterro; local provável de uma nascente d'água; árvores que estão com parasitas.
Confira algumas fotos clicando aqui.
De volta à classe, retomamos a conversa e cada aluno desenhou uma ou mais árvore (em duplas ou trios, mas cada um fez o seu desenho) - concluimos após o recreio.
7- As referidas páginas ficaram como leitura para lição de casa - retomaremos amanhã.
8 e 9- Com respectivos Professores Especialistas.
Em todos os momentos, todos os alunos colaboraram, permitindo um ambiente tranquilo, participativo e responsável.
Confira algumas fotos clicando aqui.
De volta à classe, retomamos a conversa e cada aluno desenhou uma ou mais árvore (em duplas ou trios, mas cada um fez o seu desenho) - concluimos após o recreio.
7- As referidas páginas ficaram como leitura para lição de casa - retomaremos amanhã.
8 e 9- Com respectivos Professores Especialistas.
Em todos os momentos, todos os alunos colaboraram, permitindo um ambiente tranquilo, participativo e responsável.