ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

09 de maio de 2011

Rotina prevista (09/052011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. (a rotina está com letra maiuscula de forma para facilitar alguns alunos em processo de alfabetização; os demais registram como de costume - o traço abaixo da letra indica obrigatoriedade de letra maiúscula). Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 09/05/2011 - 4º ano B, sala 08.
Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho" - vol.1, cap. 22.
4- Projeto "Saberes e Sabores": observação de tipos de árvores e ilustração.
5- Recreio (09h15).
6- Conclusão das ilustrações.
7- Português: leitura das pág. 40 e 41 (lição de casa).
8- Educação Física (10h20).
9- Artes (11h05).
LIVROS: amanhã: Língua Portuguesa.
4ª feira: nenhum.
5ª feira: Língua Portuguesa e Projeto "Minha Biblioteca".

DETALHES:

2- O que e como teremos.

3- Curtimos os detalhes do noivado de Emília (o Senhor Vidro Azul substituiu o Marquês de Rabicó, que não sabia brincar).

4- Demos uma boa caminhada pelo CEU, observando os diversos tipos de árvores. Observamos e conversamos sobre: perspectiva (o que está perto parece maior); árvores velhas (tronco mais grosso) e árvores novas (certamente plantadas após a construção do CEU); árvores secas (será que secaram ou são do tipo que perde folhas nesta época?); árvores que secaram mas estão com brotos; tipos de folhas em cada árvore; árvores com folhas mais acima e árvores com folhas mais abaixo; árvores que foram cortadas (o toco ficou, um deles está brotando); árvores que parecem baixas, apesar de velhas, por causa do aterro; local provável de uma nascente d'água; árvores que estão com parasitas.
Confira algumas fotos clicando aqui.
 
De volta à classe, retomamos a conversa e cada aluno desenhou uma ou mais árvore (em duplas ou trios, mas cada um fez o seu desenho) - concluimos após o recreio.


7- As referidas páginas ficaram como leitura para lição de casa - retomaremos amanhã.


8 e 9- Com respectivos Professores Especialistas.


Em todos os momentos, todos os alunos colaboraram, permitindo um ambiente tranquilo, participativo e responsável.



EstudoArvores09-05-2011

Projeto "Saberes e Sabores", estudando uma árvore brasileira: pitangueira.

Antes de desenharmos árvores, demos uma boa caminhada pelo CEU, observando os diversos tipos de árvores. 

Observamos e conversamos sobre: perspectiva (o que está perto parece maior); árvores velhas (tronco mais grosso) e árvores novas (certamente plantadas após a construção do CEU); árvores secas (será que secaram ou são do tipo que perde folhas nesta época?); árvores que secaram mas estão com brotos; tipos de folhas em cada árvore; árvores com folhas mais acima e árvores com folhas mais abaixo; árvores que foram cortadas (o toco ficou, um deles está brotando); árvores que parecem baixas, apesar de velhas, por causa do aterro; local provável de uma nascente d'água; árvores que estão com parasitas.

De volta à classe, retomamos a conversa e, cada aluno desenhou uma ou mais árvore (em duplas ou trios, mas cada um fez seu desenho). 

Algumas fotos do que vimos (clique em cada uma, para abrir em tamanho maior):