ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

23 de setembro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 23/09/2010 - 4ºB

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho", cap. 6 (final) e 7.
4- Nosso Folclore: Lendas Urbanas.
5- Recreio (09h15).
6- Educação Física (09h35).
7- Português: livro, páginas 71 até 74.
Amanhã: livro de Língua Portuguesa.
2ª feira: livro de Matemática.
Não deu tempo, ficando para a próxima aula: Natureza e Sociedade (Geografia): livro, pág. 15 até 18.

Rotina Prevista - 23/09/2010
Rotina Prevista - 23/09/2010. Arquivo Pessoal.

DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos. Comentário e elogio à classe sobre atitudes comportamentais nas oficinas de ontem. Orientações gerais (sobre eventuais grupos e lugares na classe - mapeamento da classe), pois quem quer o bem do outro, corrige (o contrário também vale!).

3- Terminamos o capítulo de ontem (6) e lemos o de hoje (como a Emilia começou a falar e a volta do Reino das Águas Claras). No de amanhã veremos a chegada de Pedrinho, bem como o Rabicó e novas aventuras de Narizinho.

4- Atividade conclusiva do Projeto Nosso Folclore (no mês que vem confeccionaremos os livrinhos): levantamento coletivo das lendas urbanas que os alunos conhecem - eles foram falando, foram postos os nomes na lousa e igualmente copiados no caderno - uma rica diversidade de mais de trinta nomes. Depois, em duplas e trios, cada aluno escolheu a lenda que mais conhece para contar os detalhes dela, escrevendo (cada aluno fez a sua, podendo escolher mais do que uma) - esse material formará os livrinhos dos alunos, a serem montados em outubro. Acompanhe este projeto: http://pazeduca.pro.br/folclore.

6- Com o Professor Especialista.

7- Lemos as páginas correspondentes no material institucional, revendo os elementos do texto jornalístico já estudados (manchete, título, linha fina, lide, citação ou não de depoimento, perguntas básicas que esse texto deve responder no primeiro parágrafo). Aproveitando proposta dessas páginas, comparamos jornal mural da escola (que não temos) com o quadro de avisos da escola e surgiu a ideia de montarmos o jornal mural em nossa classe. Um grupo de meninas, espontaneamente, teve a ideias de solicitar ao Diretor autorização para montarem seu próprio jornal e outro grupo de meninas aproveitou a ideia de montarmos nossos textos jornalísticos para entrevistarem funcionários da escola. Além disso, todos os alunos, em grupos fixos, estarão montando textos para esse jornal mural nosso, nas seguintes etapas diárias (duram cerca de 20 minutos em cada dia): levantamento do assunto que querem transformar em noticia, que interesse à classe; troca de idéias (respeitando a opinião do colega); rascunho do texto; edição definitiva a ser publicada.


ASPECTOS DA AULA:

Participada de forma ótima - finalmente podemos dizer que todos os alunos estão empenhados em participar ativamente. Até mesmo quem traz objetos que não pertencem à aula, estão deixando-os guardados para usá-los somente nos momentos apropriados.

O envolvimento na montagem do texto jornalístico (ver item 7, acima), mostra o envolvimento de todos.

O incentivo dado na conversa sobre a aula (item 2) tem mostrado grande eficácia na questão comportamental.

Porém uma observação: sozinhos ou em grupos que requeiram o deslocamento apenas de cadeiras (fizemos essa experiência antes do recreio, com as lendas urbanas) os alunos mostram-se muito mais tranquilos do que em grupos com deslocamento de carteiras (como na atividade do texto jornalístico).




 
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==