Antes da aula: alunos brincavam no pátio sem problemas. Redução enorme do número de alunos no corredor.
Rotina:
Rotina prevista, em 17/03/2010 - por lapso anotamos "informática" na segunda aula, depois corrigimos para a terceira aula (dai o "8h30" em vermelho, e matemática após informática - mantivemos assim para não ter que apagar tudo ).
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos.
- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 02 (conhecendo o Pequeno Príncipe. Primeiro detalhe revelado por ele: veio de um lugar muito pequeno).
- Matemática: expressões numéricas simples: regra básica (divisões e multiplicações antes das adições e subtrações), atividades e correção coletiva.
- Informática (08h30), na brinquedoteca, com professora substituta.
- Recreio (09h15).
- Orientações gerais para ida ao Bloco Cultural (projeção de filme): deslocamento em filas, sentar todos próximos, participar adequadamente da exibição do filme (prestando atenção, vibrando somente nos momentos adequados). Finalidades da exibição: lazer e uso didático ao longo das aulas.
- Exibição do Filme/Animação: "Profecia dos Sapos" (projeção particular para alunos e professores dos terceiros e quartos anos, programada e autorizada pela gestão, como oportunidade mensal/quinzenal de cultura, entretenimento e formação).
Sinopse: Esta divertida animação ilustra os "possíveis" efeitos de quarenta dias e quarenta noites de chuva. Segundo a bíblia, o mundo já encarou um dilúvio desses e, agora, está acontecendo tudo de novo. Os sapos, que profetizaram a catástrofe iminente, tentam alertar os humanos, e dois adultos e duas crianças procuram abrigo em um celeiro enorme, uma espécie de Arca de Noé improvisada. Nessa inacreditável casa flutuante, eles reúnem os animais da fazenda e os bichos do zoológico da vizinhança. O mundo é inundado e tudo que eles têm para comer são 28 toneladas de batatas. Animais carnívoros e herbívoros precisam viver em paz para sobreviver.
Fonte da sinopse: http://www.webcine.com.br/filmessi/propgren.htm, pesquisada em 17/03/2010, 13h32.
==========
ASPECTOS DA AULA:
Alguns alunos ausentes, maioria presente e bem participante.
Na exibição do filme alguns alunos causaram pequenos tumultos pontuais - conversamos em particular na classe depois.
Há necessidade de moldarmos o comportamento dos alunos nas exibições, sem privá-los, pois não estão acostumados - dai a necessidade deste equipamento cultural em um bairro desprovido dessas oportunidades. Estas turmas, em especial, tiveram essa primeira experiência. E, em sua grande maioria, não deram quaisquer transtornos: estiveram atentos durante todo tempo e vibraram com as conquistas dos personagens de forma muito interessante e gostosa de se ver. Tirando os casos pontuais de indisciplina, valeu à pena esta primeira experiência.
==========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.
Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010 =====|||||=====