ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

20 de maio de 2011

   
 Rotina prevista (20/052011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. (a rotina está com letra maiúscula de forma para facilitar alguns alunos em processo de alfabetização; os demais registram como de costume - o traço abaixo da letra indica obrigatoriedade de letra maiúscula). Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 20/05/2011 - 4º ano B, sala 08.
Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Acolhida.
2- Leitura: "Reinações de Narizinho" - vol. 1, cap. 37 e 38.
3- Reescrita e ilustração (25 minutos).
4- Matemática: quadro da tabuada.
5- Recreio (09h15).
6- Matemática: livro, pág. 32 e 33.
7- Recreação semanal.
LIVROS (CALENDÁRIO DEFINITIVO):
2ª, 3ª e 4ª feira: Língua Portuguesa.
5ª e 6ª feira: Matemática.
5ª feira: "Minha Biblioteca" e Matemática.
PROVA INTEGRADA: 31 de maio, 3ª feira.

DETALHES:

Estamos modificando o registro diário da rotina, a fim de reduzi-la, facilitando para os alunos com algumas dificuldades e preparando todos para o ritmo da quinta série, muito mais rápida do que a quarta série. Por isso o registro apenas do nome da escola, da série, da data e do horário de inicio do registro; na rotina em si a acolhida resume o bom dia, a oração (que continua não obrigatória), a chamada e a conversa sobre a aula.

1- Acolhida: bom dia, oração (não obrigatória), chamada, o que e como teremos na aula - que não é somente do Professor, mas de todos nós. Nesta conversa inicial, perguntado por um aluno como o Professor consegue manter todas as informações da rotina para colocá-las na lousa, verificamos que isso é fruto do planejamento da aula, que começa já no dia anterior. Por isso, há problemas quando a rotina é bruscamente modificada para atender algum evento de última hora no CEU.

2- Em "Reinações de Narizinho" acompanhamos os sustos do Príncipe Escamado com a vaca mocha, bem como sua curiosidade para com ela. Também vimos a tragédia da Senhorita Sardinha, que terminou frita.
3- Na reescrita e ilustração, durante cerca de 25 minutos, cada aluno, ajudado pelo seu grupo (duplas ou trios) recordou e registrou algo significativo dos capítulos lidos nesta semana. Esses trabalhos formarão os livrinhos dos alunos.

4- Em Matemática introduzimos o uso do "Quadro da Tabuada", lembrando um jogo de "Batalha Naval", mesmo principio que será estudado em outros anos: produto e gráfico cartesiano. Do "cruzamento" das "ruas" achamos o resultado da tabuada. Veja esse quadro, recebido por todos os alunos, clicando aqui. Pela classe foram espalhadas cópias ampliadas, para facilitar o acompanhamento e uso. Concluímos após o recreio.

6- Trabalhamos, coletivamente, as páginas referidas, sobre prismas (bases, faces).

7- No patio, com brincadeiras muito tranquilas - fotos disponíveis somente no mural da classe, brevemente.

Todos colaboraram e as diversas partes da aula foram extremamente tranquilas e participadas. Votos de ótimo fim de semana a todos!