CEU EMEF JAGUARÉ, 12/08/2010 - 4ºB.
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Boitatá e Cuca (assombrações).
4- Reescrita e ilustração, em duplas e trios, por 40 minutos.
5- Português (livro "Português uma proposta para o letramento", pág.56 até 63. Assunto: comunicação.
6- Recreio (10h).
7- Educação Física (10h20).
8- Matemática: correção da lição de casa e continuação do assunto "figuras geométricas espaciais"; lição de casa (pag. 50).
AMANHÃ: TRAZER LIVRO DE MATEMÁTICA.
DETALHES RELEVANTES:
2- O que e como teremos. Cuidados com a saúde bucal (Assistente de Direção e eu falamos, brevemente, sobre a importância de conservar a saúde da boca e dos dentes, evitando doces na aula - consumir somente após as refeições e escovando os dentes depois).
3- Dentro do Projeto Nosso Folclore, estamos seguindo a estrutura do livro de mesmo nome. No caso das assombrações, estamos lendo duas por dia. Acompanhe este projeto na página: http://pazeduca.pro.br/folclore
4- Como nas aulas anteriores, os alunos deram sua versão sobre essas duas assombrações, escrevendo e ilustrando (cada aluno fez a sua, dentro de seu grupo, o qual serviu de ajuda). No final todos esses trabalhos formarão os livrinhos dos alunos. Fixamos o tempo limite de 40 minutos para esta atividade, já como forma de preparação para o tempo de aula do ano que vem.
5- Lemos coletivamente e em grupos as referidas páginas, que tinham textos fáceis sobre cartas e e-mails - aprofundamos a questão do CEP (como funciona) e facilidades do uso do e-mail.
6- O recreio foi nesse horário porque as sétimas e oitavas séries tiveram seu recreio trocado, a fim de que pudessem participar de atividades no BEC.
7- Com o Professor Especialista.
8- Corrigimos coletivamente as atividades da aula passada (pag. 46 do material institucional - multiplicações) e da lição de casa (pag. 47 e 48 - unidade três, sobre figuras geométricas espaciais). Fizemos coletivamente a pag. 49. Como lição de casa, pag. 50, em continuidade do assunto.
ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada pela grande maioria e muito tumultuada pela minoria - como sempre.
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Boitatá e Cuca (assombrações).
4- Reescrita e ilustração, em duplas e trios, por 40 minutos.
5- Português (livro "Português uma proposta para o letramento", pág.56 até 63. Assunto: comunicação.
6- Recreio (10h).
7- Educação Física (10h20).
8- Matemática: correção da lição de casa e continuação do assunto "figuras geométricas espaciais"; lição de casa (pag. 50).
AMANHÃ: TRAZER LIVRO DE MATEMÁTICA.
DETALHES RELEVANTES:
2- O que e como teremos. Cuidados com a saúde bucal (Assistente de Direção e eu falamos, brevemente, sobre a importância de conservar a saúde da boca e dos dentes, evitando doces na aula - consumir somente após as refeições e escovando os dentes depois).
3- Dentro do Projeto Nosso Folclore, estamos seguindo a estrutura do livro de mesmo nome. No caso das assombrações, estamos lendo duas por dia. Acompanhe este projeto na página: http://pazeduca.pro.br/folclore
4- Como nas aulas anteriores, os alunos deram sua versão sobre essas duas assombrações, escrevendo e ilustrando (cada aluno fez a sua, dentro de seu grupo, o qual serviu de ajuda). No final todos esses trabalhos formarão os livrinhos dos alunos. Fixamos o tempo limite de 40 minutos para esta atividade, já como forma de preparação para o tempo de aula do ano que vem.
5- Lemos coletivamente e em grupos as referidas páginas, que tinham textos fáceis sobre cartas e e-mails - aprofundamos a questão do CEP (como funciona) e facilidades do uso do e-mail.
6- O recreio foi nesse horário porque as sétimas e oitavas séries tiveram seu recreio trocado, a fim de que pudessem participar de atividades no BEC.
7- Com o Professor Especialista.
8- Corrigimos coletivamente as atividades da aula passada (pag. 46 do material institucional - multiplicações) e da lição de casa (pag. 47 e 48 - unidade três, sobre figuras geométricas espaciais). Fizemos coletivamente a pag. 49. Como lição de casa, pag. 50, em continuidade do assunto.
ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada pela grande maioria e muito tumultuada pela minoria - como sempre.
Tivemos constantes agressões físicas isoladas, em vários momentos, dentro e fora da sala de aula. Registramos as ocorrências, tranquilizamos o ambiente e tomamos as providências legais cabíveis. Vale lembrar: participaram dessas agressões, aparentemente combinadas, somente os alunos habituados em tumultuar o ambiente - a grande maioria não compactua com essas atitudes.
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==