ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

07 de junho de 2010

CEU EMEF JAGUARE - PROFESSOR HENRIQUE GAMBA, 07/06/2010 - 4ºB.

03/06 = FERIADO (sem aula);
04/06 = PONTO FACULTATIVO (sem aula; reposição prevista com a Festa Junina, em 12/06, sábado);
05 e 06/06 = Fim de semana (sem aula).

=============
Hoje, 07/06/2010.

Antes da aula: alunos brincavam alegremente, sem causar problemas. Porém, pouquíssimos formaram filas no momento oportuno, ignorando a aproximação dos professores e da inspetora (que apitava, para formar filas). Esta cena é cotidiana e, a partir de amanhã, não será mais descrita, exceto quando ocorrerem mudanças significativas.

Rotina:

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; informações e inscrições para oficinas de xadrez no pós aula; informações sobre cálculo de faltas e faltas que são justificadas para efeitos do Programa Leve Leite (este programa não é um presente para o aluno, mas consequência de sua participação na aula, de tal forma que não precise estar sem estudar e fora da escola para ajudar sua família - trabalho infantil); dúvidas em geral.

- Leitura compartilhada: "O Mágico de Oz" - A Rainha dos Ratos Silvestres (comentário oportuno: nada justifica o fato do Homem de Lata ter matado o lince por dó deste perseguir a rainha dos ratos).

- Ensaio da dança junina (somente os quatro alunos da dança do pau de fita).

- Português: material institucional, páginas 19 até 22 - leitura coletiva de texto sobre Corrida de São Silvestre (texto jornalístico, com dados históricos) e atividades (em grupos) sobre o mapa do trajeto da corrida, com orientações e dicas do professor.

- Recreio (09h15).

- Finalização das atividades de português. Lição de casa: páginas 23 e 24 (que não deu tempo de fazer em classe).

- Educação Física (10h20), com o professor especialista, na quadra.

- Sala de Leitura (11h05), com a professora especialista.

TRAZER AMANHÃ O LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, o mesmo utilizado hoje.

=============
ASPECTOS DA AULA:

Bem participada, apesar de alguns alunos estarem muito agitados, tumultuando gradativamente a aula em classe e comprometendo as aulas de Educação Física e Sala de Leitura - todas as ocorrências disciplinares foram registradas em livro próprio e procuramos tentar resolver tudo com o diálogo e advertência oral, pedindo desculpas aos alunos que não tumultuaram (vítimas como nós, educadores). 

As advertências e orientações orais, bem como os registros escritos das ocorrências negativas, têm por função única orientar os alunos no sentido da construção de sua cidadania, pois estamos preocupados com seu bem estar e seu futuro na sociedade.

O porte e uso indiscriminado de pirulitos contribuíram para iniciar e alimentar o tumulto, além da indelicadeza e irresponsabilidade dos alunos promotores dos eventos negativos.
========

Conectado com o Professor João César

Comunidade da qual a Escola faz parte - vista pelo residente local:
 
Fatos e opiniões do cotidiano escolar:

Follow  profjoao on Twitter Somente para educadores, educandos e respectivos familiares.

Projeto Paz Educa:

Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!

==||==