CEU EMEF J*, 14/04/2010 - 4ºB.
Antes da aula: alunos brincavam pelo pátio, alguns muito agitados. Demoraram certo tempo para formarem as filas.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; recordamos, brevemente, conversas anteriores, em especial sobre o respeito e a participação.
- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 26 e 27 (final do livro; o que será que, de fato aconteceu ao Pequeno Príncipe? - eis um grande mistério que o autor deixa a critério dos leitores: se morreu e foi espiritualmente ao seu planeta, por que o corpo também desapareceu?).
- Escrita e ilustração (em grupos) sobre o que aconteceu com o Pequeno Príncipe (opinião pessoal), como você terminaria esse livro?
- Informática na brinquedoteca (08h30).
- Recreio (09h15).
- Matemática: multiplicação por dois algarismos (contas e situação problema) - sem recurso ("subir número" na parte multiplicativa).
- Artes (10h20), com a professora especialista.
- Matemática: conclusão e auto correção. Lição de casa: multiplicação por dois algarismos, "subindo número" na parte multiplicativa (assunto da aula de amanhã).
===========
Antes da aula: alunos brincavam pelo pátio, alguns muito agitados. Demoraram certo tempo para formarem as filas.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; recordamos, brevemente, conversas anteriores, em especial sobre o respeito e a participação.
- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 26 e 27 (final do livro; o que será que, de fato aconteceu ao Pequeno Príncipe? - eis um grande mistério que o autor deixa a critério dos leitores: se morreu e foi espiritualmente ao seu planeta, por que o corpo também desapareceu?).
- Escrita e ilustração (em grupos) sobre o que aconteceu com o Pequeno Príncipe (opinião pessoal), como você terminaria esse livro?
- Informática na brinquedoteca (08h30).
- Recreio (09h15).
- Matemática: multiplicação por dois algarismos (contas e situação problema) - sem recurso ("subir número" na parte multiplicativa).
- Artes (10h20), com a professora especialista.
- Matemática: conclusão e auto correção. Lição de casa: multiplicação por dois algarismos, "subindo número" na parte multiplicativa (assunto da aula de amanhã).
===========
ASPECTOS DA AULA:
Bem participada.
Já no inicio, em plena leitura compartilhada, um aluno insistiu por várias vezes em produzir um ruido agudo proposital, levando a interrupção da leitura e uma explicação um tanto quanto séria sobre essa atitude que estava destoando do restante da classe - cada um traz para o ambiente de aula sua vivência, positiva ou não, de seus outros ambientes de criação e convivência!
Em outro momento, mais no inicio da aula, bem assim que entramos, uns poucos alunos estavam tentando provocar-se mutuamente - lembramos, de imediato, sobre o bullying e devidas providências que seriam tomadas.
Durante a leitura compartilhada um inseto pousou sobre meu ombro e os alunos ficaram agitados, querendo espantá-lo. Eu expliquei que ele nada faria, estava apenas de passagem, pois os animais atacam somente se sentirem-se ameaçados. Dai a pouco ele levantou voo pela classe e se retirou sem o menor problema.
Sem problemas no pós recreio, exceto por um aluno da classe que provocou o de outra classe e este tentou revidar - falei em alto e bom tom de voz que o ser humano deve resolver suas encrencas com inteligência e diálogo, pois a violência é solução encontrada apenas pelos animais que se sentem ameaçados.
==========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.
Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010***
ATENÇÃO - sobre uso das fotos eventualmente postadas aqui (hospedadas no Flickr): Uso apenas didático, de divulgação pedagógica, interditados todos os outros. Imagens editadas, para assegurar a privacidade dos alunos (Constituição Federal: art. 5º; Estatuto da Criança e do Adolescente: art. 17º). Preservação da identidade da escola e do professor, de acordo com a lei municipal 8989/79.
=====|||||=====