ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

23 de fevereiro de 2010

CEU EMEF J., 23/02/2010 - 4ºB.

Antes da aula: alunos brincavam e lanchavam com muita tranquilidade.

Rotina:

- Informática (sem computador, no entorno da escola - a sala ainda não está operando). Alguns alunos sugeriram de registrar assim, mesmo sendo esquisito (se bem que real), pois da minha parte registraria atividade externa.

- Chamada e oração (não obrigatória).

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos.Recordação breve das estórias já lidas e das que serão lidas. Como são estórias curtas, diariamente temos reescrita e ilustração. Mas no caso de livros mais longos, esse processo se dará semanalmente (leitura diária).

- Leitura compartilhada: "O pintassilgo e as rãs". Mesmo vendo o que o pintassilgo trazia, provando que existia um mundo fora do buraco, tinha rãs que não queriam acreditar (assim é também com certas pessoas).

- Reescrita e ilustração (em grupos), com as costumeiras orientações: margem, nome do aluno, nome da leitura, data e classe. Esses trabalhos formarão os livrinhos dos alunos ao final de abril.

- Recreio (09h15)

- Conclusão da reescrita e ilustração.

- Português: Ordem Alfabética. Conversa sobre sua importância no uso do dicionário, inclusive no desempate na segunda ou outra letra da palavra. Atividade coletiva de registro de palavras (nomes) em ordem alfabética, omitindo-se as letras k, w e y, para facilitar (mas deixou-se claro, por escrito, que essas letras fazem parte do nosso alfabeto atualmente): cada aluno escreveu uma palavra. Depois, coletivamente, classificamos em "próprio" e "comum". Lição de casa: três nomes comuns e três nomes próprios.

- Matemática:
1 Parte: auto correção da lição de casa.
2ª Parte: Tabela e gráfico.

Tema: Perfil da classe, por faixa etária (idade).
1) Tabulação (de acordo com a lista de presença):
2000 = 11 alunos
1999 = 09 alunos
1998 = 02 alunos
1997 = 02 alunos
1996 = 01 aluno
(falei que essa diversidade de idades é muito útil pois cada um pode contribuir com sua vivência em nossas aulas; nada de rotular de "mais novo" ou "mais velho", pois todos têm seu grau de contribuição).
2) Tabela (com esses dados).
3) Gráfico de colunas: cada quadradinho = 1 aluno.
4) Interpretação: a maior parte dos alunos nasceu em 2000 e 1999. Uma menor parte em 1998, 1997 e 1996.
Trabalharemos direto com gráficos. Esta semana, com o perfil da classe: ontem (por sexo), hoje (faixa etária), amanhã (escola de origem). Saiu uma conversa interessante entre os alunos, sobre onde moram. Aproveitaremos isso também para gráficos e tabelas.

Entrega do bilhete informativo da reunião com as famílias, na próxima quinta feira, as 07h30.

==========
Aula bem participada. Faltaram 05 alunos.
A classe está sendo constantemente elogiada, por mim e por outros professores que lecionam nela.
Os poucos problemas comportamentais são resolvidos com uma honesta conversa com a classe: não sair da classe, não por apelidos, nem falar em momentos errados.

==========
Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.


Follow profjoao on Twitter MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.


Projeto Paz Educa. 
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010