ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

07 de outubro de 2009

Mapa do Brincar => Projeto que envolveu mais de 10.000 crianças do Brasil todo, resgatando as brincadeiras populares.

Brincadeiras com áudio, fotos, imagens e descrições.

Acesse (abre em nova tela):

http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/


==========
Emef. M. E. R., 4ºB, 07/10/2009.


ANTES DA AULA:

Alunos brincavam alegremente pelos pátios e quadra, um tanto bem agitados.

NA CLASSE:

Recebemos lousa da frente limpa, a de trás com um pequeno desenho; os armários estavam ligeiramente deslocados e havia algo como papel higiênico molhado colado do lado de fora da porta.

Rotina
(registrada antes da oração):


- Oração (não obrigatória) ou silêncio.


- Conversa sobre a aula: o que teremos, como teremos, ajudante do dia (o mesmo de ontem e anteontem, por nesses dias não ter nada no que ajudar) e chamada. Comunicado, por escrito e oralmente, de atividade extra-classe no SESC Pompéia (Exposição "Sombras e Luz").


- Leitura compartilhada de texto sobre a necessidade de se valorizar relacionamentos humanos: "Conhecer o nome".

- Natureza e Sociedade (Ciências): "A adolescência do ciclo da vida"

1-Leitura atenta das páginas 99, 99 e 103 do livro de Ciências;

2-Registro de dúvidas, a serem verificadas por ocasião da leitura coletiva;
3-Previsto painel com as duvidas (ficou para outra aula).

- Recreio.


- Direitos das crianças e dos adolescentes:

1-Fornecimento de cópias do cartaz posto há meses no armário ("Direitos das Crianças e dos Adolescentes" - resumo a partir dos art. 04, 16 e 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente):

2-Leitura compartilhada pausada, com tira dúvidas e exemplos práticos (deixamos claro que são direitos de todos, não de alguns, como posto no cartaz);
3-Atividade de registrar dois direitos desrespeitados (faremos painel amanhã);
4-Lição de casa: levantamento de direitos desrespeitados, na visão da família (usaremos também no painel).

- Sala de leitura, com professora especialista (17h35).


===========

FICOU PARA AMANHÃ:

- Matemática (correção da lição de casa e atividades).

Um aluno estava extremamente agitado, contagiando os demais, o que criou um ambiente problemático - dai tantos adiamentos.

Alguns alunos representaram nossa escola em um amistoso com uma escola vizinha.


==========
ANEXO ÚNICO: COMUNICADO DA ATIVIDADE EXTRA-CLASSE (registrado após a rotina, para ser copiado na agenda ou caderno):

***

"Sombras e Luz"

Data: **/10/2009 - sexta-feira.

Saída da Escola: 9h30.

Retorno previsto: 14h.
Preço do ônibus: R$**

Acertar, no máximo, até dia 14 (quarta feira).

** = por segurança, consulte pessoalmente o professor, pois os dados não devem ser publicados.
==========

Consulte o índice à esquerda ("Arquivos") para acessar outros dias de aula.

Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.