ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

18 de novembro de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 18/11/2010 - 4ºB.


ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho" - cap. 79, 80 e 81 (final do livro).
4- Reescrita e ilustração (em grupos).
5- Recreio (09h15).
6- Educação Física (09h35).
7- Matemática: expressões numéricas.


Rotina Prevista (18/11/2010)
Rotina Prevista (18/11/2010). Arquivo Pessoal.




DETALHES RELEVANTES:


2- O que e como teremos. Retrospectiva de fatos que mostram que a classe é boa - basta mostrar isso, por meio do comportamento, aos demais educadores do CEU. Combinados sobre a confecção dos livrinhos, bem como sobre a recreação semanal (amanhã).


3- Conclusão do livro "Reinações de Narizinho" - todos atentos. Chegamos até o fim por pedidos da classe, que mostrou-se muito interessada no livro.


4- Reescrita e ilustração (em grupos) do que cada um achou de interessante no livro. Este material formará o livrinho de cada aluno.


6- Com Professor Especialista, no B.E.C.


7- Correção coletiva da lição de casa. Expressões envolvendo as quatro operações fundamentais. Auto correção. Lição de casa.




ASPECTOS DA AULA:


Bem participada, com empenho, responsabilidade e colaboração.


Durante a conclusão da leitura de "Reinações de Narizinho" todos os alunos mostraram-se muito interessados. Mesmo os que são comumente agitados, estavam atentos e, por seus olhos, percebi que participaram da narração, por meio de sua imaginação. Isso tem ocorrido todos os dias, mostrando que a magia de Monteiro Lobato continua ativa ao longo das gerações. Após a leitura conclui minha fala mostrando isso aos alunos, para que eles continuem com essa magia para seus filhos também - esta é a imortalização de Monteiro Lobato. Claro, sempre atualizando seu vocabulário e mostrando o contexto da época. Fica ai a grande lição de Dona Benta, ao acompanhar seus netos na viagem ao Reino da Maravilha: não ter vergonha de sonhar, não importa a idade (foi comovente ver os olhos dos alunos quando falei isso, escutar seus comentários).


Como após o recreio estavam agitados (calor, não temos como abrir as portas do solário), optamos por terminar Matemática e ter um breve momento livre. Os livrinhos: faremos amanhã, com os grupos que deram certo hoje.







Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
  
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto! 




==||==