ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

22 de fevereiro de 2011

 Acima: rotina prevista. Abaixo: rotina já corrigida (veja os detalhes neste site). 22/02/2011 - Arquivo pessoal. Importante: este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos, mesmo se autorizado!

CEU EMEF JAGUARÉ, 22/02/2011 - 4º ano B, sala 08.

Rotina (corrigida, de acordo com o que ocorreu):
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Com licença? Aprendendo sobre convivência".
4- Reescrita e ilustração (40 minutos).
5- Recreio (09h15).
6- Matemática: situação problema.
7- Biblioteca (11h00).

Não deu tempo, ficando para amanhã: Tipos de palavras (Português); Jaguaré em São Paulo (Natureza e Sociedade) e continuar situação problema (Matemática).


DETALHES:

2- O que e como teremos - direito do aluno saber sobre a aula, que é nossa. Explicações sobre lição de casa: em quantidade pequena (para facilitar a vida de alunos com atividades educativas no contra turno) - por isso passará a ser cobrada de todos, no sistema de pontuação (+, se fez, independente de estar certa ou não, vale a tentativa; - se não fez, ou nem tentou; 0 se faltou no dia da lição solicitada). Isso é preparar-se para a vida em sociedade, repleta de cobranças.

3- Continuamos com os livros da Coleção Valores (recordamos sobre ela e sua especial característica de diálogo e reflexão). Acompanhamos hoje: "Com licença? Aprendendo sobre CONVIVÊNCIA".

4- Reescrita e ilustração (em grupos, por 40 minutos). Contar um pouco sobre sua experiência de conviver (viver com as pessoas) na escola, em casa, passeando, em uma festa ou de alguma outra forma. Esse material formará os livrinhos dos alunos. Demoramos um pouco para iniciar a atividade, pois estivemos reestruturando os grupos, de acordo com as necessidades.

6- Matemática: situação problema. Etapas para uma melhor solução, situação problema bem prática (com auto correção) e lição de casa retomando o assunto:
Acima: aula de Matemática (registro escrito). Abaixo: lição de casa.

7- Atividades culturais na Biblioteca - nossa primeira visita ao ambiente. Confecção de máscaras carnavalescas - fotos disponíveis somente off line por questão de segurança e privacidade.



No geral, a classe é altamente participante e colaborativa. Uma minoria é muito agitada e acaba não colaborando - mas com uma postura de diálogo acabam colaborando.

Após o recreio retomamos (Professor da classe e Assistente de Direção) conversa preventiva de acidentes, violência e bullying.