ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

terça-feira, 1 de março de 2011

1º de março de 2011

Rotina prevista (01/03/2011). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 01/03/2011 - 4º ano B, sala 08.

Rotina:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Quer uma mãozinha? Aprendendo sobre COLABORAÇÃO".
4- Reescrita e ilustração (em grupos, por 40 minutos).
5- Português: tipos de palavras (substantivos e adjetivos).
6- Recreio (09h15).
7- Natureza e Sociedade: Mapa de São Paulo.
8- Matemática: desafios matemáticos.

DETALHES:

2- O que e como teremos no dia. Uma prévia do que veremos no quarto ano, matéria por matéria (retomada de conteúdos já vistos anos anteriores, ampliados - por isso essa revisão que estamos fazendo - deram-se vários exemplos). Por isso, recordar matérias não é perda de tempo, mas uma forma de diminuir futuras dúvidas, que podem ter origem nesses conteúdos anteriores ao quarto ano.

3- Da Coleção Valores: "Quer uma mãozinha? Aprendendo sobre COLABORAÇÃO". Ninguém tem obrigação de ajudar os outros mas, da mesma forma que gostamos ser ajudados, devemos ajudar os outros. O livro deu vários exemplos, a partir de situações vividas por uma garotinha.

4- Reescrita e ilustração, em grupos, por 40 minutos: conte uma experiência de colaboração (vivida por você ou vista). Esse material formará os livrinhos dos alunos.

5- A partir da correção individual da lição de casa, definimos e exemplificamos sobre substantivos e adjetivos, além do significado do etc (que tanto aparece durante as aulas).

7- Aprofundando um pouco o estudo do mapa de São Paulo, recordamos:
* O que cabe onde (bairro na cidade, cidade no estado, estado no pais, pais no continente, continente no mundo, mundo no Sistema Solar - estamos "passo a passo" nisso, ainda no "bairro dentro da cidade".
* Detalhes já vistos.
Avançamos na questão dos limites de nosso bairro, além da situação do transporte ferroviário (principalmente o transporte de cargas em nosso bairro - site de consulta: www.estacoesferroviarias.com.br).

8- Mais alguns desafios matemáticos, na questão da dúzia e dezena, bem como calculos diversos a partir desses - ver lição de casa.

Ambiente muito tranquilo e colaborativo. Como de terça feira ficamos juntos o tempo todo, conforme os alunos terminavam Matemática, tinham seus cadernos corrigidos e ficavam liberados para brincar com respeito e responsabilidade.