ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

16 de agosto de 2011

Rotina prevista (16/08/2011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!

CEU EMEF JAGUARÉ, 16/08/2011 - 4º ano B, sala 08.
Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Acolhida.
2- Leitura: "Nosso Folclore" - Lenda dos Sete Estrelos.
3- Reescrita e ilustração (em duplas ou trios, 20 minutos).
4- Natureza e Sociedade (Ciências): alimentação (classificação).
5- Natureza e Sociedade (Geografia): O Brasil em Mapas.
6- Recreio (10h).
7- Continuação: O Brasil em Mapas.

DETALHES:
1- Bom dia, oração (não obrigatória), chamada e conversa sobre a aula: o que e como teremos; ajudante do dia; entrega da sacolinha do Projeto Hora da Leitura.

2- Continuamos, no Projeto Nosso Folclore, com a Lenda dos Sete Estrelos (meninos que foram transformados em estrelas).

3- Reescrita e ilustração, em duplas ou trios, mas cada aluno fazendo seu dever - esse material formará os livrinhos dos alunos. Cada um ficou livre para escrever sobre a versão que conhecia da lenda.
4-  Retomamos a lição de casa, classificando os alimentos em naturais e artificiais, bem como fazendo sub grupos de acordo com as proximidades. Definimos esses dois tipos e conversamos sobre os prós e contras do glutamato monossodico.
5- Iniciamos a leitura em duplas e trios das páginas correspondentes, no livro de Geografia. Retomamos logo após o recreio, com participada conversa sobre o assunto, com destaque à forma da Terra (lição de casa) e a função dos mapas. Usamos letra da música presente no livro, sobre os assuntos (item 7).