ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

26 de abril de 2010

CEU EMEF J*, 26/04/2010 - 4ºB.


Antes da aula: alunos brincavam; nem todos formaram fila adequadamente.


Rotina:

- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; orientações sobre as avaliações desta semana; necessidade de justificar por escrito as faltas (a família deve prestar contas, da mesma forma que o professor presta contas, pois estamos trabalhando em um serviço público, que é de todos).

- Leitura compartilhada: "Jogue fora suas batatas" (sobre as mágoas e sentimentos negativos): um professor pediu para que os alunos trouxessem batatas e sacolas; em cada batata deveriam escrever o nome de alguém que tenha causado-lhe mágoas e levar essas batatas em todos os lugares em que forem; o incômodo de carregar essas batatas é semelhante em carregar as mágoas, tomando conta de coisas mais úteis e importantes.

- Conversa sobre a leitura: batatas significam, no texto, sentimentos ruins, mágoas (isto é uma metáfora: uso da palavra em significado diferente do original, em uma espécie de comparação - exemplo: "pé da mesa"); mágoas e sentimentos negativos conservado em nós podem causar doenças; nem todas essas "batatas" são fáceis de serem eliminadas, mas vale à pena tentar, em nome da saúde e do bem estar de cada um (colocar coisas alegre e úteis no lugar).

- Escrita de situações negativas que cada um carrega consigo e que necessita eliminar - situações, e não nomes de pessoas (em grupos, mas cada um fez a sua atividade).

- Matemática: atividades de revisão, em preparação da prova de amanhã (quem fizer com atenção, tirar suas dúvidas e prestar atenção na correção coletiva, certamente não terá dificuldades amanhã).

- Recreio (09h15).

- Auto correção das atividades de matemática.

- Educação Física (10h20), na quadra aberta, com a professora especialista.

- Sala de Leitura (11h05), com a professora especialista.

=============
ASPECTOS DA AULA:

Aula bem participada, com alegria e respeito.

Nenhum problema no pós recreio (merenda, fila, água e banheiro).

Na chegada na quadra coberta, parte da classe invadiu a quadra, não esperando a saída da classe que ai estava - e isso porque orientei na sala de aula e no caminho sobre a organização em fila e o esperar sentados na arquibancada o momento certo da aula. Depois, por algum motivo que ignoro, a professora conduziu os alunos para a quadra aberta, sem maiores problemas.

Seguranças reclamaram-me sobre as atitudes de pouquíssimos alunos na hora da saída, que estariam descendo pelo acesso errado, além do eventual risco de se jogarem do alto de uma rampa - apuraremos isso tudo em sala de aula, amanhã (alguns alunos queriam que eu resolvesse no momento; expliquei que só posso tomar atitudes no espaço das minhas aulas, nunca em momento no qual os alunos não estão sob minha responsabilidade, pois isto subtrairia a autoridade de quem a possui nesses momentos).

==========

Conectado com o Professor João César:


http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/


http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.

Follow  profjoao on Twitter MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.

Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010

***
ATENÇÃO - sobre uso das fotos eventualmente postadas aqui (hospedadas no Flickr): Uso apenas didático, de divulgação pedagógica, interditados todos os outros. Imagens editadas, para assegurar a privacidade dos alunos (Constituição Federal: art. 5º; Estatuto da Criança e do Adolescente: art. 17º). Preservação da identidade da escola e do professor, de acordo com a lei municipal 8989/79.
=====|||||=====