ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

14 de fevereiro de 2011

Rotina (14/02/2011). Arquivo pessoal.
Importante: este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos, mesmo se autorizado!

CEU EMEF JAGUARÉ, 14/02/2011 - 4º ano B, sala 08.

Rotina (corrigida, de acordo com o que ocorreu):
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "O galo que cantava para fazer o Sol nascer".
4- Artes (07h45).
5- Educação Física (08h30).
6- Recreio (09h15).
7- Reescrita e ilustração.
8- Matemática: divisão.

DETALHES:

2- Conversa sobre a aula: o aluno tem direito de saber como será nosso dia de aula. Momento de abertura de espaço ao aluno para questionar nossa aula - afinal, a aula não é somente do professor, mas também do aluno (e este tem direito à palavra). Uma aluna questionou, em particular, o fato de, ano passado, fazerem várias lições escritas. Expliquei a ela que comigo o negócio é gradual, vamos aumentando um pouquinho por vez, para ninguém perder o gosto pela aula. Aliás, todo dia insisto, mostrando na rotina, que nem tudo é escrito - mas faz parte da aula. 
Mapeamos a classe, novamente, para facilitar a organização dos grupos. 

3- Leitura compartilhada: o galo pensava que tinha o poder de cantar para fazer o Sol nascer, se angustiava por ter essa responsabilidade e abusava dos outros animais, exigindo-lhes obediência. Certo dia perdeu a hora, não cantou e o Sol nasceu assim mesmo. Entrou em depressão. Após muito tempo, voltou a cantar, não para fazer o Sol nascer, mas porque o Sol está nascendo.

4 e 5- Com respectivos Professores Especialistas.

7- Retomamos a leitura compartilhada,  antes da reescrita e ilustração. Atividade em grupo, com  duração de 40 minutos - esse material fará parte dos livrinhos dos alunos.

8- Matemática: divisão, a partir da correção individual da lição de casa de quinta feira (sobre esse assunto). Retomamos desde o básico, como na imagem abaixo. Deixei claro que as dúvidas nas lições de quarto ano, muitas vezes, são dúvidas de lições de anos anteriores - dai minha iniciativa de recordar passo a passo. Na lição de casa, retomamos o assunto.

O ambiente da aula, como sempre, está leve e tranquilo. Apenas dois alunos tentaram destoar, provocando-se mutuamente. Mas tudo resolvido com conversa particular, fora do ambiente da classe.