ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

13 de junho de 2011

Você já educou seu olhar para ver as coisas belas da vida?

 Sequencia de imagens do nascer do Sol observado na hora da entrada no CEU EMEF Jaguaré: eduque seu olhar para ver as coisas bonitas da vida. Mais imagens em www.olhares.pro.br

***
Segunda feira, 13 de junho de 2011
Rotina prevista (13/06/2011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. (a rotina está com letra maiúscula de forma para facilitar alguns alunos em processo de alfabetização; os demais registram como de costume - o traço abaixo da letra indica obrigatoriedade de letra maiúscula). Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 13/06/2011 - 4º ano B, sala 08.
Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Acolhida.
2- Leitura: "Reinações de Narizinho" - vol.2, cap. 16.
3- Matemática: multiplicação por dois algarismos.
4- Recreio (09h15).
5- Português: livro, pág. 56 até 58 (manchete e manchete fotográfica).
6- Educação Física (10h20).
7- Artes (11h05).

DETALHES:

1- Bom dia, oração (não obrigatória), chamada, conversa sobre a aula: o que e como teremos; devemos educar nosso olhar para ver o que há de lindo na vida, evitar olhar somente para o que é feio - exemplo do nascer do sol que vimos no pátio (fotos acima); sucesso de nossa Festa Junina, agradecimentos.

2- Recordamos, brevemente, os capítulos lidos semana passada (mudança de estado, mudança de olhar, para ver a beleza: pista para entender "Reinações de Narizinho" - um aluno lembrou que isso está ligado com o nosso pensamento do dia). Hoje vimos a possibilidade de Emília tornar-se uma fada e, por isso, Pedrinho está muito gentil para com ela.

3- Introduzimos multiplicação por dois algarismos  "com recurso" (quando "sobe" número): exemplos, atividades e correção coletiva. Lição de casa sobre o assunto.

5- Nas referidas páginas estudamos sobre manchete e manchete fotográfica.

6 e 7- Com respectivos Professores Especialistas.
Todos colaboraram para com um ambiente tranquilo, exceto na aula de Artes (alguns tentaram tumultuar, simulando agressões).