ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

08 de abril de 2011

Rotina prevista (08/04/2011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. (a rotina está com letra maiuscula de forma para facilitar alguns alunos em processo de alfabetização; os demais registram como de costume - o traço abaixo da letra indica obrigatoriedade de letra maiúscula). Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 08/04/2011 - 4º ano B, sala 08.

Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "O Diário de Kaxi" (2ª parte).
4- Reescrita e ilustração.
5- Matemática: livro, pág. 12 e 13.
6- Recreio (09h15).
7- Português: livro, pág. 15.
8- Recreação semanal (11h05).
Ficou para semana que vem: trabalho sobre segurança escolar.
2ª e 3ª feira: livro de Língua Portuguesa.

DETALHES:

1- Momento de oração não obrigatória, mas todos colaboraram com o silêncio, lembrando as vítimas do atentado na escola do Rio de Janeiro, ocorrido ontem.

2- O que como teremos. Problema ocorrido em escola no Rio de Janeiro, se bem que fato isolado (tranqulizando os alunos), pode ocorrer em qualquer escola, inclusive na nossa - por isso cuidados básicos (não ficar sozinho sem um funcionário por perto, evitar contato com estranhos, mesmo se bem vestidos).

3- Concluimos a leitura do Diário de Kaxi, com a cartinha que Gabriela escreveu para as crianças da aldeia, bem como com a cirurgia que Kaxi fez para melhorar a vista (era essa a "prova" que ele veio passar na cidade). Falamos sobre os Doutores da Alegria, que tranquilizaram Kaxi antes da cirurgia (não estavam denominados no livro como tal, mas como "homens de branco, com nariz vermelho, imitando macacos"). Vimos, no final do livro, as fotos das crianças da tribo ilustrando o livro, mesmo sem conhecer nada da cidade grande - muitos alunos demonstraram interesse po isso. Conversamos sobre as diferenças entre viver na cidade e na aldeia.

4- A partir dessa conversa, cada aluno escreveu e desenhou sobre os elementos que o livro trouxe a respeito da vida na tribo. Essas atividades formarão os livrinhos dos alunos.

5- Em Matemática, corrigimos coletivamente, com explicações bem detalhadas, a lição da pág. 12 (sobre colocar em ordem numerais grandes: comparamos com a colocação da ordem alfabética, só que aqui observando os números "da ponta"). A pág. 13 (sobre maior e menor que) fizemos coletivamente após o recreio.

7- Em Português, observamos o mapa da pág. 14, conversamos sobre legenda, e fizemos os roteiros propostos (em duplas) da pág. 15.

8- No pátio, com muita alegria e colaboração. De volta à classe, breve avaliação oral dos pontos positivos desse momento e votos de ótimo fim de semana aos alunos e seus familiares.

Muita colaboração e participação. Tudo com muita tranquilidade.