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quarta-feira, 28 de outubro de 2009

28 de outubro de 2009

Emef. M. E. R., 4ºB, 28/10/2009.

ANTES DA AULA:
Alunos brincavam agitadamente nos pátios e quadras.

NA CLASSE:
Recebemos lousas e sala limpas.

Rotina:

- Oração (não obrigatória) ou silêncio.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; chamada e ajudante do dia. Combinados sobre o Halloween (desde ontem, um grupo de alunos está interessado em organizar essa festividade, mesmo sabendo que não faz parte da tradição brasileira - festa autorizada, enquanto momento de confraternização dos alunos); acertou-se: confecção de máscaras antes do recreio (quem tem fantasias, poderá trazer e vestir-se após o recreio), organização do espaço e festa após o recreio, encerrando e deixando a classe arrumada por volta das 18 horas - a classe topou por a festa no lugar da recreação semanal.

- Português: aluno jornalista - escrita de texto jornalístico mostrando o desrespeito dos direitos da criança, podendo ser uma situação vivenciada ou vista. Nesta etapa: conversa entre alunos para inteirar-se do que poderiam escrever.

- Recreio.

- Português: aluno jornalista - escrita de texto jornalístico mostrando o desrespeito dos direitos da criança, podendo ser uma situação vivenciada ou vista. Cada aluno, individualmente, redigiu seu texto, de uma situação que participou ou viu, recordando os elementos principais desse tipo de texto: título (nome da noticia/reportagem), assunto, lugar, personagens (pessoas envolvidas, pode ter nomes fictícios - exemplo do que se vê na TV [ nomes trocados, imagens e vozes alteradas]), conclusão (como termina o texto).

- Matemática (lição de casa): calculo do perímetro de um triângulo (resolver por adição e/ou multiplicação) - será vista segunda feira.

- Sala de Leitura, com professora especialista (17h35).


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Alunos muito inteirados da aula, altamente colaboradores.
Exemplo perfeito de autogestão.
No texto jornalístico, concentração máxima (até quem tem dificuldades conseguiu produzir).
Na organização da festa de amanhã, alunos das sétimas e oitavas séries, voluntariamente, ajudarão.
A festa foi autorizada pela Coordenadora da Escola, com a condição de que o professor esteja presente.
Na conversa inicial deixei claro não concordar com a festa do Dia das Bruxas (fora do contexto brasileiro e alusão a cultos não religiosos) mas que permito e incentivo a realização, pois eventos de confraternização estreitam laços e ficam eternamente marcados como recordação ótima do tempo de alunos (dei meu exemplo, enquanto aluno). E eu existo, enquanto Professor, para o aluno e suas necessidades.

NÃO DEU TEMPO: leitura compartilhada.
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