ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

02 de agosto de 2011

Rotina prevista (02/08/2011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. (a rotina está com letra maiúscula de forma para facilitar alguns alunos em processo de alfabetização; os demais registram como de costume - o traço abaixo da letra indica obrigatoriedade de letra maiúscula). Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 02/08/2011 - 4º ano B, sala 08.
Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Acolhida.
2- Leitura: Nosso Folclore: Mãe do Ouro e Mula sem Cabeça (assombrações).
3- Reescrita e ilustração, em grupos pequenos, por 20 minutos.
4- Matemática: divisão (passos).
5- Recreio (09h15).
6- Natureza e Sociedade: Plantas.
7- Momento livre, com respeito e responsabilidade.

DETALHES:

1- Bom dia, oração (não obrigatória), chamada e conversa sobre a aula: o que e como teremos.

2- Continuamos, no Projeto Nosso Folclore, hoje com as assombrações: Comadre Florzinha e Mula sem Cabeça. Enquanto assombrações, são leituras bem resumidas; posteriormente, enquanto lendas, leremos com muitos detalhes.

3- Reescrita e ilustração, em grupos pequenos, mas cada aluno fazendo seu dever - esse material formará os livrinhos dos alunos. Cada um ficou livre para escrever sobre a versão que conhecia.

4- Correção coletiva da lição de casa; atividades de fixação, com plantão de dúvidas e correção coletiva.

5- Recreio.

6- Conversamos sobre as plantas, enquanto seres vivos (nascem, crescem, reproduzem-se e morrem, como nós); suas partes principais (raiz, caule folhas); a flor enquanto órgão reprodutor (revisão, comparando com os animais e conosco); o que é a clorofila e o que faz. Tudo foi registrado posteriormente, na lousa e no caderno.

7- Momento livre, com respeito e responsabilidade. 

Até tentamos a coreografia da música "Cuida de Mim", mas o equipamento falhou na hora de ouvirmos a música.

A maior parte dos alunos colaborou para com o bom andamento da aula. Problemas do recreio tumultuaram um pouco o pós recreio.