ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

quinta-feira, 31 de março de 2011

31 de março de 2011

Rotina prevista (31/03/2011) Um aluno ajudou, lembrando que o capítulo lido seria o 24 e não 14, como registrado (dai o risco, com a correção na frente). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 31/03/2011 - 4º ano B, sala 08.

Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 24.
4- Finalização da avaliação do Projeto Saberes e Sabores.
5- Momento de Leitura.
6- Recreio (09h15).
7- Matemática: gráfico.
8- Educação Física (10h20).
9- Bilhete coletivo para o 2ºB. 
AMANHÃ: TRAZER LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA.

DETALHES:

2- O que e como teremos. 
Cuidado em trazer "peso" demais na mochila: devemos carregar no máximo, um "peso" correspondente a 10% do "peso" de nosso corpo (quem "pesa" 30 Kg, deve carregar, no máximo, 3 Kg). Nada de trazer coisas a mais, por isso, o Professor sempre dirá qual livro trazer na aula seguinte, enquanto não montarmos um horário para isso. Na fase de crescimento, "peso" demais pode causar até mesmo deformações. Nesse mesmo sentido, a importância de sentar-se da forma correta (Professor deu exemplos e disse que isso não é perseguição).
Como a lição de casa de ontem foi sobre as bandeiras, conversamos sobre elas (por que três bandeiras e a do meio o mastro é mais alto), quais são essas bandeiras e porque estão hasteadas pela metade (luto).

3- O autor do livro já estava no oitavo dia no deserto, já sem água e sem conseguir arrumar seu avião. O Pequeno Príncipe sugere que busquem por um poço. Como diz: "o importante é invisível", está escondido, como esse poço no deserto que, finalmente, é encontrado.

4- Todos os alunos tiveram oportunidade de revisar sua avaliação, alguns terminaram de "passar a limpo" hoje. Ao revisar e tabular, percebi que muito poucos lembraram-se de por um título e apenas dois alunos fizeram a legenda ao desenho que fizeram - retomaremos isso posteriormente.

5- Momento de Leitura, contemplado no Projeto Pedagógico de nossa Escola: momento semanal, às quintas feiras, no qual os alunos param tudo para curtir a leitura livre de um livro - hoje os livros recebidos no Projeto Minha Biblioteca. Praticamente todos curtiram esse momento e até acharam ruim quando terminou. Fotos disponíveis off line, para uso interno da escola.

7- Retomamos os resultados das preferências dos alimentos degustados na terça feira, dentro do Projeto "Saberes e Sabores": tabulação e montagem do gráfico de colunas. Após a  Educação Física a lição de casa sugerindo a interpretação desse gráfico, ao perguntar sobre o alimento mais apreciado, bem como pelo menos apreciado.

8- Com o Professor de Educação Física.

9- Redação coletiva do bilhete respondendo perguntas do segundo ano, sobre o cantinho de intercâmbio entre as classes. O texto foi sugerido e modificado pela classe, o Professor ia registrando na lousa e um grupo de alunos transcreveu para folha, devidamente envelopada e endereçada, com remetente. Os dizeres na lousa em vermelho ("não copie") mostram a não obrigatoriedade do registro individual nos cadernos:


Aula muito tranquila, com a participação e colaboração de praticamente todos. Momento especial e muito gostoso na Hora da Leitura, com envolvimento de todos, até o Professor curtindo a leitura de um livro dele.