ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

sábado, 12 de setembro de 2009

12 de setembro de 2009 - REPOSICAO de 05/08

Emef. M. E. R., 12/09/2009 - REPOSIÇÃO de 05/08/2009 (4ª feira).


ANTES DA AULA (entrada):
Alunos entram calmamente e alegremente, sem problemas.

NA CLASSE:
Recebemos a lousa de trás limpa (trabalho de conscientização que a professora de Artes vem fazendo com suas turmas: manhã e tarde nesta sala); a da frente, com aula de matemática.
25 alunos presentes - faltaram apenas 10


Rotina:

- Oração (não obrigatória) ou silêncio.

- Conversa sobre a aula: o que teremos, como teremos, chamada - ajudante ficou para dia normal de aula, a fim de não prejudicar quem de fato tenha que faltar; sobre montagem de grupos - livres em questão de quantidade de pessoas, mas atentos ao fato de grupo grande apenas poucos alunos trabalham, como eles mesmos reclamaram por ocasião das oficinas; duração das aulas na reposição é menor do que em dias normais - idem para o recreio).

- Leitura compartilhada: Projeto Nosso Folclore - Parlendas (leitura pausada - retomando de ontem - e participada com a classe; registro na lousa das duas mais longas, como sugestão de trabalho).

- Reescrita e ilustração das parlendas, em grupos: escolha de duas ou mais (das lidas ou postas na lousa, ou outras conhecidas; no caso de optar pela maior de todas, pode-se escolher algumas de suas partes). Esse material irá constituir os livrinhos dos alunos.

- Recreio.

- Leitura, em grupo, de texto jornalístico. Cada grupo recebeu uma cópia impressa do texto, escolheu uma pessoa para ler e depois levantaram-se as dúvidas. Enquanto isso, o professor passava pelos grupos mostrando e comentando sobre as fotografias pertinentes ao texto. Terminamos com um comentário geral sobre os fatos narrados no texto, quem de fato está falando verdades ou meia verdades, e retomaremos na segunda feira.
Fontes do texto impresso: importante estes links retratam a realidade de um momento específico, não definitivo; tal realidade pode (ou não) sofrem mudanças com o tempo - a melhor forma de se manter atualizado é estar acompanhando os eventos pessoalmente!
http://jaguaresp.blogspot.com/2009/08/aparencias-podem-enganar-ceu-jaguar
e.html
http://jaguaresp.blogspot.com/2009/06/ceu-jaguare-perguntas-que-nao-querem.html
http://jaguaresp.blogspot.com/2009/06/ceu-jaguare-importante-saber-antes-de.html
Fonte das fotos, apresentadas em dispositivo portátil:
http://picasaweb.google.com.br/professorjoaocesar/CEUJaguare

- Organização da sala, votos de bom fim de semana.

- Sala de Leitura, com professora especialista (sexta aula).

=================
Aula bem participada, se bem que no início alguns alunos estavam muito agitados.

Na leitura e no trabalho com texto jornalistico a maior parte da classe se empenhou colaborar, e perceberam as dificuldades de se ler em grupo (um lê, outros escutam; um grupo pode atrapalhar outro se ler alto; se tiver gente brincando, atrapalha todos). Enfim, perceberam a necessidade de se preparar bem para uma quinta série.

================

aulanossa.blogspot.com
Confira outros dias, no índice à esquerda