ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

terça-feira, 9 de março de 2010

09 de março de 2010

CEU EMEF J*, 09/03/2010 - 4ºB.

Antes da aula: alunos brincavam livremente e de forma organizada pelo patio, com muita tranquilidade e alegria (como sempre).


Rotina:


Rotina Prevista - 09/03/2010


- Oração (não obrigatória) e chamada.

- Conversa sobre a aula (os alunos têm direito a saber o que e como trabalharemos) e organização dos lugares (mapa da classe, quando necessário, os alunos poderão solicitar mudanças justificadas).

- Leitura compartilhada: "Não fui eu! Aprendendo sobre HONESTIDADE" (Coleção Valores). Conversamos sobre a mentira, assumir os erros, a fofoca (comparamos com a bola de neve, com a mancha de tinta no pano e com a brincadeira do telefone sem fio); lembramos sobre a mentira e mal entendidos que levam à ruína as amizades.

- Reescrita e ilustração (opcional) do assunto da leitura: em grupos, cada aluno pode contar suas experiências sobre honestidade. Todo esse material de reescrita e ilustração formará os livrinhos dos alunos no final de abril.

- Música "Na loja do Mestre André"(D.P.): leitura, explicação do "D.P." (Domínio Público = quando uma obra tem mais de 70 anos, faz parte da tradição cultural de um povo ou não há um autor definido), canto, coreografia e transformação da letra da música em H.Q. (História em Quadrinhos).

- Recreio (09h15).

- Conclusão da H.Q.

- Matemática: composição e decomposição de numerais (correção da lição de casa e atividades em classe); valor absoluto (VA) e valor relativo (VR) - revisão. Lição de casa: por em ordem crescente numerais ordinais (adiantando assunto da próxima aula).

- Atividades livres (dentro da sala de aula, conforme alunos concluíam as lições).

========
FICOU PARA AMANHÃ: Dinâmica dos anjos (coisas boas) de nossas aulas - trabalharemos com mais tempo e calma, uma vez que nem sempre nos damos conta de tanta coisa boa que fazemos e vivenciamos (as coisas negativas, os "fantasmas", infelizmente ficam sempre em evidência - faz parte da "cultura de morte" na qual estamos mergulhados, precisamos viver uma "cultura de vida", uma "pazeduca").

=======
ASPECTOS DA AULA:

Aula super tranquila, praticamente a totalidade da classe presente (um aluno ausente).

Alunos bem dispostos e bem participantes. Nota-se, ainda, que a permanência em um único ambiente (seis aulas em classe, sem uso do átrio externo) os deixa bem agitados e falantes. Mas nem isso atrapalha a aula.
==========

Conectado com o Professor João César:


http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/

 

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.

Follow  profjoao on Twitter MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.

Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010