CEU EMEF JAGUARÉ, 28/09/2010 - 4ºB.
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho", cap. 12 e 13.
4- Geografia: livro, pág. 17 até 19.
5- Matemática: jogo da divisão (livro, pág. 80 e 81).
6- Recreio (10h).
7- Matemática: continuação.
8- Momento livre.
Amanhã: livro de Matemática.
Deixamos Português (Pronomes e Mural) para amanhã, pois muitos alunos faltaram hoje.
A rotina foi alterada no registro, pois ocorreu mudança no horário do recreio.
ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho", cap. 12 e 13.
4- Geografia: livro, pág. 17 até 19.
5- Matemática: jogo da divisão (livro, pág. 80 e 81).
6- Recreio (10h).
7- Matemática: continuação.
8- Momento livre.
Amanhã: livro de Matemática.
Deixamos Português (Pronomes e Mural) para amanhã, pois muitos alunos faltaram hoje.
A rotina foi alterada no registro, pois ocorreu mudança no horário do recreio.
Rotina Prevista, antes da correção do horário do recreio (28/09/2010). Arquivo Pessoal.
Rotina, após a correção do horário do recreio (28/09/2010). Arquivo Pessoal.
DETALHES RELEVANTES:
2- O que e como teremos. Estamos cada vez melhores. Porque no Teatro do CEU não pode passar qualquer filme - este assunto foi levantado porque sétimos e oitavos anos foram ao teatro assistir filmes, dai a mudança no horário do recreio.
3- Novamente a leitura de Reinações de Narizinho prende a atenção e o interesse de todos, a ponto de quererem mais capítulos sendo lidos por dia. Hoje acompanhamos a chegada de Pedrinho ao Sítio, bem como os preparativos para a viagem ao Reino das Abelhas.
4- Lemos e conversamos sobre os mapas (Portugal, no século XV e XVI foi uma liderança em viagens e mapas), seus contextos (colonização e consequências ao Brasil e África), rosa dos ventos e bússola.
Breve registro do que lemos e conversamos, sobre geografia e alguns detalhes da História do Brasil (colonização, escravidão, consequências do fim da escravidão, família real, bandeirantes etc) - tudo porque Portugal nos séc. XV e XVI era líder na navegação e confecção de mapas. A classe esteve bem atenta a essa conversa histórica. (28/09/2010). Arq. Pessoal.
5- Confeccionamos, em grupos, dados para o jogo. Lemos e conversamos sobre as regras desse jogo.
7- Em grupos, jogamos e tiramos dúvidas. Simulamos também algumas situações possíveis de contas, a partir do jogo. Como lição de casa, providenciar algum retalho pequeno de cartolina ou papelão (ou mesmo capa de caderno velho) para a próxima aula, a fim de que cada aluno tenha seu próprio dado (cubo): colaremos a planificação nesse material para tornar-se mais resistente. Retomaremos o jogo amanhã.
8- Conforme terminavam os deveres, podiam ficar livres, na classe.
ASPECTOS DA AULA:
Muito bem participada. Todos, enfim, sentem-se envolvidos e responsáveis pelo bom andamento da aula, inclusive aqueles que outrora atrapalhavam.
O momento de leitura compartilhada tem servido para mostrar o alto grau de interesse e participação responsável dos alunos, sem exceção.
Na leitura, conversa e registro sobre mapas e história brasileira (veja legenda da foto acima, no item 4) todos estiveram bem atentos e curiosos. Alguns levantaram questões interessantes, como de onde vinha o dinheiro para essas grande viagens e sobre as consequências das opções de colonização do Brasil.
Optamos em deixar a aula de Português (retomada dos pronomes, bem como da confecção do mural de notícias da classe) para amanhã, pois muitos alunos não chegaram à escola, provavelmente por conta das chuvas que caem desde ontem.
Por ocasião do registro fotográfico de nossos trabalhos, deixei bem claro o tipo de imagem que pode e o que não pode ir para a internet. Todos podem - e devem questionar finalidade das fotos. Ninguém na classe questionou nada, mas sempre gosto de esclarecer esses detalhes - faz parte de minha campanha por uma internet mais segura.
No momento livre houve grande colaboração de todos: brincaram sem problemas.
Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==