ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

18 de setembro de 2009

Emef. M. E. R., 4ºB, 18/09/2009.


ANTES DA AULA:
Alunos brincando alegremente pelos pátios, sem aparentes problemas.


NA CLASSE:
Recebemos lousa da frente com lição de matemática; a de trás com anotações breves de alunos.Sobre a lousa da frente, um cartaz de aluno.


Rotina (registrada antes da oração):

- Oração (não obrigatória) ou silêncio.

- Conversa sobre a aula: chamada, ajudante do dia, o que e como teremos. Alunos matriculados no CEU J****** começarão as aulas dia 21. Em quase dezesseis anos em que sou professor - quase treze pela Prefeitura, já vi de tudo, MENOS tirar alunos de uma escola para colocar em outra em pleno ano letivo - e ainda por cima em um prédio suspeito, que já teve a inauguração adiada quase dez vezes desde ano passado. Isso é fruto de mentes doentias. Mas os alunos que para lá irão poderão contar com pessoas que certamente tratarão a todos muito bem como, por exemplo, o Coordenador Pedagógico, com quem trabalhei muitos anos e de quem aprendi a valorizar e respeitar a opinião do aluno. Os alunos para lá transferidos poderão sempre contar comigo, minhas portas, enquanto eu estiver aqui na Emef M E R, estarão sempre abertas. Aliás, poderão vir buscar seus trabalhinhos também, a partir de quarta feira. Uma dessas alunas me perguntou se ela errar e vir para cá a tarde, ao que respondi que será bem vinda. Alguns alunos, que permanecerão aqui, lamentaram não haver tempo de preparar uma festa de despedida (escutei algumas vozes falando isso). Enfim, são vinculos rompidos de forma violenta, arbitrária e doentia, sobretudo se levarmos em conta a fase de vida dos alunos, em entrada na puberdade. Fazer-se o que, se as instituições existem para se auto-satisfazerem, não necessariamente para servir a coletividade que as mantém por meio dos impostos diretos e indiretos (e estes, todos pagam). Garanti que permanecerei por aqui até o final do ano, e estou me removendo para Deus sabe onde, espero que para alguma unidade escolar que sirva este mesmo bairro - afinal nele e para ele constitui-me educador.


- Leitura compartilhada: Projeto Nosso Folclore - Frases de para choque de caminhões (vinte e quatro).

- Informática (14h15), com professor especialista.

- Reescrita e ilustração (em grupos de até quatro alunos) das frases - podem ser das lidas (várias registradas na lousa como sugestão) ou de outras conhecidas, mesmo porque alguns alunos fizeram um trabalho sobre isso ano passado. Este material fará parte dos livrinhos, a serem montados em 1º de outubro.

- Recreio.

- Finalização da reescrita. Aviso que os desenhos não selecionados para o concurso serão devolvidos semana que vem, após uma exposição interna sugerida pelo Coordenador Pedagógico, consultado por mim (uma vez que o material dos desenhos tem a marca institucional da mantenedora e do patrocinador).

- Matemática: Frações. Auto correção da lição de casa de ontem. Montagem de frações (1/2, 1/4 e 1/8) de forma circular - por meio de dobraduras de disco desenhado em folha, para mostrar que frações são possiveis também de forma circular (o que importa é o fato de serem pedaços iguais). Conforme dobrávamos, desenhávamos no caderno as representações. Trabalhamos mais um pouco representação e leitura de frações (até denominador nove). Introduzimos frações que representam um inteiro (numerador e denominador iguais) - retomaremos segunda feira.

- Recreação semanal - a ultima na qual estamos todos os alunos, antes da "transferência" para o CEU. Portanto, aproveitar bem.

- Finalização da aula: organização, despedida e votos de bom fim de semana. Lembrando que amanhã haverá aula de reposição.

================
Ambiente bem agitado, mas também bem participado. Aula rendeu muito. Via-se nos rostos certa tristeza e algum silêncio por ocasião da "transferência" de alguns alunos (eles é que ficaram muito silenciosos.

Junto com a rotina divulguei nossos blogs de referência (inclusive o do professor de Informática). Um aluno perguntou se os blogs continuariam existindo mesmo quando ele fosse para a outra escola, e eu respondi positivamente.
===============
aulanossa.blogspot.com
Consulte outros dias de aula no índice à esquerda (Arquivos).