ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

09 de agosto de 2010

CEU EMEF JAGUARÉ, 09/08/2010 - 4ºB.

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Saci Pererê e Curupira (assombrações).
4- Ilustração e reescrita.
5- Matemática: medidas.
6- Recreio (09h15).
7- Finalização de atividades.
8- Educação Física (prevista para 10h20).
9- Sala de Leitura (prevista para 11h05).
TRAZER AMANHÃ: LIVRO DE MATEMÁTICA.

DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos; comportamento X qualidade da aula (cada um será tratado de acordo com sua colaboração para com o ambiente de aprendizagem de todos - isso não altera a vida do aluno colaborador e participativo; quem tem atitudes negativas, que saiba reconquistar seu espaço com atitudes positivas). Dificuldade, em algumas atividades, quando o grupo for muito grande (exemplo da atividade de medidas, semana passada) - retomaremos essa questão oportunamente, quando todos estiverem presentes, a fim de que reorganizemos os grupos em duplas (ou, no máximo, em trios).

3- Dentro do Projeto Nosso Folclore, estamos seguindo a estrutura do livro de mesmo nome. No caso das assombrações, estamos lendo duas por dia. Acompanhe este projeto na página: http://pazeduca.pro.br/folclore

4- Como nas aulas anteriores, os alunos deram sua versão sobre essas duas assombrações, escrevendo e ilustrando (cada aluno fez a sua, dentro de seu grupo, o qual serviu de ajuda). No final todos esses trabalhos formarão os livrinhos dos alunos. Fixamos o tempo limite de 40 minutos para esta atividade, já como forma de preparação para o tempo de aula do ano que vem.

5- Medidas. Retomada do que já foi visto na aulas anteriores (unidade de medida, múltiplos e submúltiplos principais; medidas de objetos escolares e de dependências da sala de aula; uso adequado das medidas, de acordo com o tamanho do que se está medindo - régua para medidas pequenas; o que são os risquinhos e os nºs na régua - milímetros e centímetros, respectivamente). Quadro comparativo e de conversão (após o recreio), das medidas para as quais se usam réguas (metro, centímetro e milimetro) e as demais (metro e quilômetro) - e respectivas conversões entre si.


ASPECTOS DA AULA:
Minoria aparentemente descomprometida tenta, a todo custo, prejudicar maioria comprometida com a aula de qualidade. Prefiro resolver essas questões internamente - aqui não é o espaço para isso.



Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==