ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

terça-feira, 3 de maio de 2011

03 de maio de 2011

 Rotina prevista (03/052011), modificada de acordo com o que ocorreu. Arq. pessoal. (a rotina está com letra maiuscula de forma para facilitar alguns alunos em processo de alfabetização; os demais registram como de costume - o traço abaixo da letra indica obrigatoriedade de letra maiúscula). Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 03/05/2011 - 4º ano B, sala 08.
 
Rotina (modificada, de acordo com o que ocorreu):
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Reinações de Narizinho" - vol. 1, cap. 18 e 19.
4- Atividade sobre o Dia do Trabalho (1º de maio).
5- Matemática: livro, pág. 26 até 28.
6- Recreio (09h15).
7- Matemática: correção coletiva (inicio).
8- Projeto Inglês.
LIVROS: amanhã: nenhum.
5ª feira: Língua Portuguesa e Projeto Minha Biblioteca (ou outro que queira).

DETALHES:

2- O que e como teremos. Cuidados com você mesmo, mantendo-se em fila (Professor é responsável e te ajuda em seus apuros, se você estiver em fila, de tal forma que seja visível pelo Professor).

3- Acompanhamos a descrição do Reino das Abelhas e o encantamento de Narizinho pela organização dele (uma abelhinha explicou que elas "não precisam de governo porque já nascem com ele dentro de cada uma", sabendo sua obrigação sem ninguém mandar). Preparativos para voltar ao Sítio do Pica Pau Amarelo e o susto em ver todos transformados em animais, por Dona Carochinha. Amanhã acompanharemos a história da origem do Rabicó.

4- Leitura explicativa de texto sobre a história do Dia do Trabalho, em duplas e trios. Escrita e ilustração (nesses mesmos grupos, mas cada aluno com sua atividade) sobre a situação atual dos trabalhadores, a partir do que ouvem em família. Fonte do texto, acessada em 02/05/2011: http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_trabalho.htm

5- Atividades, em grupos, das páginas 26 até 28 - como são atividades de revisão, cada aluno fez a sua apenas com o apoio do grupo, a fim de melhorar sua autonomia. Concluiram após o recreio, iniciando-se a correção coletiva (até atividade 6 da pág. 27, conforme o item 7, acima).

8- Projeto Inglês, brilhantemente conduzido por alunos da oitava série: confecção de cartões para o Dia das Mães (com mensagens em Inglês, a escolha dos alunos) e recreação com jogo da forca (usando palavra chave em Inglês).

Todos os alunos, sem exceção, colaboraram para com o ambiente e bom andamento da aula, em todos os momentos.