ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

sábado, 3 de outubro de 2009

03 de outubro de 2009 - repondo 10/08/2009

Emef. M. E. R., 4ºB, 03/10/2009 - REPOSIÇÃO DE 10/08/2009 (2ª FEIRA).

ANTES DA AULA:
Alunos entraram direto para formar filas na quadra.

NA CLASSE:
Recebemos a lousa de trás como ontem; a da frente como nós havíamos deixado (apagada), apenas com uma minúscula anotação.

Rotina:
- Oração (não obrigatória) ou silêncio.

- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; chamada.

- Leitura compartilhada: "A carangueja orgulhosa" (carangueja que observava e punha defeitos nos outros animais; ficou horrorizada quando viu sua filha andando, ao que esta respondeu que não poderia ser diferente do resto da família). Resgate do sentido de uma fábula (animais assumem comportamento humano para ensinar algo - um aluno citou a questão da "moral da história") bem como do texto de domínio público (autoria desconhecida, vai passando de geração em geração, como no folclore).

- Reescrita e ilustração do texto lido (em duplas e trios, como ontem: grupos grandes se subdividiram e ficaram relativamente próximos).

- Matemática. Revisão: Frações, frações decimais e numerais decimais - atividades.

- Recreio.

- Matemática: auto correção.

- Recreação livre, conforme combinado na medida em que acabava-se as atividades, bem como a auto correção.

- Organização da sala.

- Educação Física (na sexta aula), com professor especialista.


==============
Aula muito bem aproveitada. 18 alunos presentes (a classe mais lotada deste sábado, sendo dois alunos de outra classe - professora faltara, mas avisara na véspera).

Atividades renderam bem, a ponto de podermos ter recreação (que não estava prevista, mas foi combinada por ocasião do bom desempenho e colaboração da classe).

O aparente vazio da escola fez com que o barulho natural da classe atrapalhasse uma das professoras que lecionava no andar debaixo, mas tudo foi devidamente esclarecido.
=============

Consulte o índice à esquerda ("Arquivos") para acessar outros dias de aula.

Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.