ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

23 de fevereiro de 2011

Rotina prevista (23/02/2011). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!

CEU EMEF JAGUARÉ, 23/02/2011 - 4º ano B, sala 08.

Rotina:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Não fui eu! Aprendendo sobre honestidade".
4- Reescrita e ilustração (individual, 40 minutos).
5- Informática (08h30).
6- Recreio (09h15).
7- Sala de leitura (09h35).
8- Sondagem de Matemática (individual, na folha).
9- Português: tipos de palavras.

Não deu tempo, ficando para amanhã: correção da lição de casa de Matemática. A rotina prevista para hoje foi cumprida integralmente.


DETALHES:

2- O aluno tem direito em saber como será a aula. Conversamos sobre o fato de formarmos grupos somente na 3ª, 5ª e 6ª feira, que são dias que passamos a maior parte da aula juntos. Na 2ª e 4ª feira nossos trabalhos serão individuais, por questão de tempo (a classe tem aulas em vários ambientes, além da classe). Por ocasião da sondagem de Matemática expliquei a grande importância dela (não vale nota, mas saber como o aluno está, a fim de direcionar as aulas de acordo com suas necessidades - portanto, nada de mentir - tema da leitura de hoje).

3- Este livro faz parte da Coleção Valores. Conversamos sobre vários exemplos de honestidade presentes no livro, comparando a mentira a uma bola de neve e também a uma gota de tinta em um pano: espalha. Exemplo genérico de uma criança que mentiu, mobilizando sua família e todos da escola em torno de algo que não existia.

4- Reescrita e ilustração, individual, por 40 minutos. Contar algo sobre experiências de mentir ou falar a verdade. Esse material formará os livrinhos dos alunos.

5 e 7- Com respectivos Professores Especialistas.

8- Sondagem de Matemática. Conforme terminavam, podiam desenhar e fazer dobraduras em folhas sulfites.

9- Português: tipos de palavras - breve esquema, que será retomado constantemente. Lição de casa: identificar substantivos (nomes) em uma breve lista de palavras, previamente comentada coletivamente.

Ambiente escolar extremamente tranquilo e colaborativo. Mesmo a minoria mais agitada colaborou muito, por meio do constante diálogo. Alguns alunos com brinquedos foram orientados quanto à posse responsável, bem como utilizá-los apenas em momentos oportunos. Amanhã combinaremos sobre a recreação semanal, a realizar-se sexta feira (proposta de lista nominal de brincadeiras).