ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

quinta-feira, 24 de março de 2011

24 de março de2011

Rotina prevista (24/03/2011). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 24/03/2011 - 4º ano B, sala 08.

Rotina:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "O Pequeno Príncipe" - cap. 15.
4- Projeto "Sabores e Saberes": textos iniciais.
5- Recreio (09h15).
6- Matemática: problemas de subtração.
7- Educação Física (10h20).
8- Finalização de atividades e combinados sobre a recreação semanal de amanhã.

DETALHES:

2- O que e como teremos.

3- Neste capítulo, o Pequeno Príncipe visita o planeta do geográfo e descobre que sua flor é efêmera (pode desaparecer). Fica com remorso de abandoná-la e recebe como sugestão visitar o planeta Terra.

4- Iniciamos o trabalho do Projeto "Saberes e Sabores", com a leitura de dois textos científicos introdutórios: um sobre frutos, outro sobre a pitanga (escolhida para este projeto, por ser nacional, fácil de achar e por ser sazonal, dando para observar seu ciclo de floração e frutificação). 

Levantamento de palavras desconhecidas, estudo da flor, órgão reprodutor da flor que, no caso da pitanga, tem "sua parte menino e sua parte menina" - da fecundação surge o fruto. Como no primeiro texto tratamos sobre "fruto" e "pseudofruto" (falso fruto) e, como tinha a foto de um caju, a proposta de lição de casa (Natureza e Sociedade, passada no final da aula) foi pesquisar sobre o que é, de fato, fruto em um caju: ele mesmo ou sua castanha? (pesquisar ou emitir sua opinião, caso não tenha tempo). 

Como alguns alunos citaram a Wikipédia como fonte de pesquisa (falamos que o tipo de texto trabalhado hoje, científico, é próprio de livros e enciclopédias), fica como sugestão de pesquisa estes sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caju (sobre o caju) e http://pt.wikipedia.org/wiki/Pitanga (sobre pitanga).

6- Situação problema envolvendo subtração, com auto correção.

7- Com Professor Especialista.

8- Referida lição de casa, citada no item 4 acima. Combinados para o momento de recreação semanal de amanhã.

Aula tranquila e bem participada, apesar da tentativa de alguns em tumultuarem com conversas e provocações inoportunas.