ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

10 de fevereiro de 2010

CEU EMEF J., 4ºB - 10/02/2010.

Rotina:

- Chamada e Oração (esta última, não obrigatória).

- Leitura compartilhada: "Este ano será um sucesso se..." (desconheço a autoria; texto sobre o sucesso enquanto algo positivo, com atitudes edificantes e participativas), seguida de conversa com a classe.

- Entendimento da leitura (oral e escrito), a partir das três questões: 1) O que é o sucesso para você; 2) O que contribui para o sucesso de nossas aulas; 3) O que pode atrapalhar o sucesso de nossas aulas. Essa atividade serviu para montarmos um painel sobre coisas boas e coisas ruins.

- Sala de Leitura (08h30, terceira aula).

- Recreio.

- Marcinhas de Carnaval: 1) Correção da lição de casa (pesquisa); 2) Levantamento e registro, no quadro, das marchinhas mais lembradas (tabulação); 3) Tabela; 4) Gráfico (legenda diferente da de ontem: 1 quadradinho = 02 votos - trabalhamos o conceito e cálculo de número inteiro e frações [quadradinhos e meio quadradinho]); 5) Interpretação.
Marchinhas mais lembradas: Mamãe eu quero (32), Cachaça (11), Alalaô (03), Tourada (03), Lata d'água (01), Abre Alas (01) e Me dá um dinheiro ai (01).

- Lição de casa (Matemática): 3265 + 1331; 1339 + 1371; 3265 - 1331; 9664 - 1110.

- Dinâmica do Fantasma:  O que nos assusta e devemos colocar bem longe de nossas aulas? (registro em formulário próprio). Painel com as respostas. Fantasmas que mais apareceram (e respectivas vezes): sono (12), preguiça (08), inveja (04), maldade (03); com uma lembrança cada um: canseira, ruindade, ofensa, correr/acidente, violência, fome e rancor. Retomaremos esses fantasmas amanhã, para criarmos regras para afastá-los (cada um deverá pensar sobre isso em casa, para ajudar na aula de amanhã).

==========
Aula bem participada. De inicio, apenas duas duplas se formaram. Após o recreio, mais algumas.
Um único aluno que chegou hoje (seu primeiro dia) tentou destoar do resto da classe, mas a ideia de negociação e colaboração prevaleceu.





==========
Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.


Follow profjoao on Twitter MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas. 

.

UTILIDADE PUBLICA - Travessia de Pedestres

Solicitacao CET-SP Travessia de Pedestres

Protocolei junto ao Serviço de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de S. Paulo solicitação de melhorias de travessia para pedestres na Avenida Kenkit Simomoto.

É inconcebível que não haja faixa de segurança e outros recursos em uma avenida com trânsito pesado e em frente ao CEU Jaguaré.

Igualmente há de se repensar o estacionamento de caminhões que prestam serviços ao Moinho Água Branca e, principalmente a entrada e saída dos mesmos por portão que fica exatamente ao lado da entrada do CEU Jaguaré.

Outrossim, tudo isso deveria ser providenciado ANTES do funcionamento do referido CEU.

Só para constar: o CEU Jaguaré é formado por três escolas (CEI, EMEI e EMEF), além de Telecentro, Biblioteca, Teatro e Centro Esportivo. Ou seja: muitos usuários que não podem correr risco de morte na travessia da avenida! Os maiores usuários são exatamente aqueles que precisam de respeito e cuidados: crianças, adolescentes e idosos!



==========
Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.


Follow profjoao on Twitter MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.  

.