ANTES DA AULA:
Alunos brincavam agitadamente no pátio interno, uma vez que o tempo estava chuvoso, impossibilitando a abertura da quadra.
NA CLASSE:
Recebemos ambas as lousas escritas (a de trás, por alunos; a da frente com aula de História).
Rotina:
- Oração (não obrigatória) ou silêncio.
- Conversa sobre a aula: chamada, ajudante do dia, o que e como teremos.
- Leitura compartilhada: Projeto Nosso Folclore - Lenda do Negrinho do Pastoreio (primeira parte, até o final da corrida e promessa, por olhares, de castigo por perder a corrida).
- Reescrita, ilustração (opcional), em grupos. Falei um pouco sobre a coleção deste livro, que agrupa estórias do nosso folclore por regiões - infelizmente não daria tempo de ler todos. E esta lenda não está naquele nosso livro base: Nosso Folclore. Todos estes trabalhos farão parte do já citado livrinho dos alunos.
- Recreio.
- Matemática: Frações (comparação, equivalentes, uso de símbolos matemáticos [igual, diferente, maior que, menor que]). Atividades com auto correção. Auto correção da lição de casa. Lição de casa: completar com = ou >: 2/3 e 2/6.
- Recreação livre, na sexta aula, conforme combinado, em decorrência de adiar aula de Ed. Física para semana que vem ("dobradinha"), em decorrência da chuva.
=========
Aula bem participada. Momentos de agitação, mas tudo com muita tranquilidade.
Amanhã, trazer livro de Geografia (coloquei aviso por escrito na rotina e enfatizei bastante, em vários momentos da aula).
Avisos, postos na lousa, para nortear nossos trabalhos (cronograma, que alguém disse lembrar "cronômetro", medidor do tempo):
22/09 => Negrinho do Pastorteio (1ª parte);
23/09 => Negrinho do Pastorteio (2ª parte);
24/09 => Músicas folclóricas; Recreação Semanal, pois sexta feira não haverá aula;
25/09 => Não haverá aula em nenhuma escola da Prefeitura. Motivo: Parada Pedagógica (encontro entre todos os professores).
26/09 => Prof. João faltará (sua primeira falta do ano, em decorrência de compromisso particular), não há professor substituto na escola (não preciso falar que os alunos questionaram esse "não haver professor substituto").
Um pouco antes do recreio, enquanto eu passava à limpo a lista nova de chamada para o diário de classe, uma aluna estranhou o fato do nome dela - e de alguns outros alunos - estar marcado com caneta marca texto. Expliquei que foi a diretora, para orientar-me a dar mais atenção a esses alunos pelo baixo desempenho na "Prova São Paulo 2008". Essa aluna e outra questionaram prontamente, uma vez que são alunas avaliadas em sala de aula com conceito "Plenamente Satisfatório". Disse-lhes que expliquei isso a diretora, ao que elas responderam-me que vale como avaliação somente a do professor da classe, uma vez que na prova institucional em questão teve conteúdo não trabalhado naquele ano, como frações. Ficaram de conversar pessoalmente com a diretora na primeira oportunidade, além de comunicarem o fato as suas respectivas famílias. O entendimento de que um acompanhamento mais direto proposto pela diretora soara como a "ensinar a ler e escrever", criou um ambiente muito tenso, contornado pela minha fala tranquilizadora de que tudo já estava explicado e providenciado, de que eu e ex professores já esclarecemos tudo à diretora quanto à visível discrepância entre a avaliação formal da escola e a avaliação institucional da Prefeitura. Espero que o assunto esteja definitivamente encerrado e que fique uma preciosa lição de divulgar somente dados de uma avaliação institucional somente após cotejar com dados da avaliação interna - esta sim, única capaz de mostrar avanços de forma qualitativos dos alunos.
========
aulanossa.blogspot.com => forma transparente de acompanhar nossas aulas.
Verifique outras datas no índice à esquerda ("Arquivos").
Verifique outras datas no índice à esquerda ("Arquivos").