Rotina prevista, 09/02/2011 - teve algumas mudanças. Arq. pessoal.
CEU EMEF JAGUARÉ, 09/02/2011 - 4º ano B, sala 08.
Rotina (corrigida, de acordo com o que ocorreu):
1- Oração (não obrigatória).
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "O Guarda Chuva Amarelo".
4- Reescrita e ilustração.
5- Informática, com professora substituta, em sala de aula.
6- Recreio (09h15).
7- Sala de Leitura (09h35).
8- Organização dos grupos.
9- Matemática: multiplicação.
Não deu tempo, ficando para amanhã:
Sondagem (expliquei aos alunos do que se trata, bem como a questão do tempo necessário). Por lapso, esquecemos da aula reservada à informática - por isso a mudança na rotina prevista.
DETALHES:
Na conversa sobre a aula, orientei os alunos quanto as principais partes da aula de hoje, bem como do direito deles em saber o que teremos (e como teremos).
Após a leitura compartilhada (O Guarda Chuva Amarelo), recordamos o texto e cada aluno recebeu um guarda chuva amarelo (tirinha de papel) com esta mensagem:
Como na história do Guarda Chuva Amarelo, devemos levar alegria para as
pessoas que não estão alegres, da mesma forma que alguém nos trouxe alegria
quando estávamos tristes.
A alegria é algo que não tem dono, recebemos e passamos aos outros.
Por isso, receba este Guarda Chuva Amarelo como símbolo do recebimento da
alegria – e compartilhe essa alegria com os outros.
Na reescrita e ilustração, os alunos foram orientados a contar e desenhar a história com suas palavras. Esse material será parte dos livrinhos dos alunos, por isso a orientação em fazer margem.
Na organização dos grupos, os critérios foram:
a) Número de participantes: 2 ou 3 (aceitável: 4 até 5).
b) Escolha dos integrantes: a critério dos alunos, levando em conta que grupo deve ser para trabalhar e não atrapalhar - não esquecer de incluir os alunos que faltaram hoje.
c) Cada grupo recebeu um papel para registrar seus nomes - o mapeamento da classe será feito de acordo com a proximidade de cada aluno, para facilitar a formação dos grupos.
Em Matemática:
Multiplicação em forma de jogo de sequência numérica a ser completada, em forma de desafio matemático, a fim de se descobrir a tabuada em questão, para preencher as lacunas:
Lição de casa: apontar as tabuadas estudadas na aula de hoje.
Visto (carimbo de data) e auto correção da lição de matemática. Retomaremos as lições de casa amanhã, por questão de tempo (estivemos em atividades, em grupos, até a hora da saída).
Observações:
Rotina e lições são carimbadas com a data, no lugar do visto.
Todos os alunos colaboraram, rendendo elogios. O ambiente dentro e fora da classe está muito tranquilo. O barulho é de trabalho e não de bagunça. Alunos perceberam a diferença inclusive no recreio (mais calmo e sem brincadeiras bobas).