ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

08 de fevereiro de 2010

CEU EMEF J*

INÍCIO DE ANO LETIVO - 4º ANO B - 08/02/2010.

Rotina:

- Conversa com o diretor, no pátio, com professores, pais e alunos, sobre normas gerais; apresentações.

- Boas vindas na classe e chamada.

- Apresentação na classe, regras internas (conversa). Coloquei-me a disposição de todos para sanar dúvidas - será retido somente quem não tirar suas dúvidas, quem não se ajudar ou pedir ajuda. Praticamente somos a primeira turma a usar efetivamente a escola, devemos tratá-la como tratamos nossa casa, com carinho. Leitura das regras comuns a toda escola (pontualidade, zelar pelo espaço escolar, realizar os deveres solicitados, uso de banheiro somente em casos necessários, não trazer objetos alheios às atividades escolares).

- Dinâmica do Espelho: tenho a imagem de alguém muito importante. Assim como o espelho reflete nossa imagem, reflete também nossas atitudes.

- Leitura compartilhada: "A casa dos mil espelhos" (cãozinho alegre viu muitos cãezinhos alegres - e gostou do lugar; cãozinho bravo viu muitos cãezinhos bravos - e odiou o lugar; o lugar não mudou, mudaram as atitudes dos cãezinhos - assim também será nosso ambiente de aula). Confira o texto neste link: http://textosmeditativos.blogspot.com/2009/01/casa-dos-mil-espelhos-depende-de-ns.html

- Confecção de crachás de mesa, para facilitar a identificação. Trazer e colocar os crachás sobre as carteiras durante as duas primeiras semanas de aula.

- Oração (não obrigatória) - vários contaram que oravam em anos anteriores, estranharam que usamos somente oração comum a várias religiões (Pai Nosso), ao que expliquei que outras fés não podem ser constrangidas com oração que não lhes são comuns. Deixei bem claro que é um momento opcional, nunca imposto, pois vivemos em uma diversidade de costumes (cheguei a comentar sobre o texto "Diversidade", que usaremos na próxima aula).

- Recreio, excepcionalmente as 10h40.

- Auto retrato e expectativas de cada um.

- Orientação das matérias deste ano: Matemática, Português e Natureza e Sociedade.

- Entrega e leitura de comunicado sobre cuidados básicos com o seu espaço, seus pertences e seu corpo.

- Lição de casa: escrever, ao menos, três nomes de escolas de samba de São Paulo - faremos um painel com esses nomes, a ser usado em Português (leitura, escrita) e Matemática (elaboração de tabela e gráfico com as escolas de samba mais citadas). Também amanhã trabalhemos com texto sobre "Diversidade" e dinâmica sobre o que esperamos de bom (jogo da bexiga).

=============
Aspectos gerais:
A lista de classe é formada por 25 alunos, dos quais SETE não compareceram.

Os que compareceram mostraram-se interessados e bem participantes. Todos são residentes nas imediações do CEU, mas estudavam em três escolas municipais distintas: alguns da Emef. E. R., uma minoria da Emef. E. F. e uma maioria da Emef. D.

Via-se nos rostos muita alegria e muita boa vontade. Tenho esperança de que os faltosos de hoje correspondam ao ambiente gostoso formado pelos presentes.

Após décadas usando quadro de giz (lousa) foi o meu primeiro uso do quadro branco - pedi desculpas pela letra feia e coloquei-me à disposição de explicar o que não entendessem.

Expliquei que costumo fotografar a lousa para provar que estivemos em atividades - a rotina é para avaliarmos o que fizemos, bem como dar uma satisfação para as famílias do que foi realizado (não ter muitas páginas preenchidas não significa ausência de lição e de aula.

Professora de Educação Física se apresentou e explicou da necessidade de roupas e calçados apropriados, para evitar acidentes.

==========
Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.


Follow profjoao on Twitter MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.