ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

31 de agosto de 2010

CEU EMEF JAGUARE, 31/08/2010 - 4ºB

ROTINA:
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: Nosso Folclore - Travalínguas.
4- Reescrita e e ilustração - em grupos (35 minutos).
5- Matemática: divisão - livro, pag. 65 até 68.
6- Recreio (09h15).
7- Matemática: continuação e lição de casa (pág. 69).
8- Natureza e Sociedade (Ciências): Saúde Bucal.
9- Momento livre (11h20).
Não deu tempo: Charalina (leituras e reescrita); trabalhar com jornais; terminar livro de matemática até pag.72; vídeo sobre "saúde bucal" - veja em "aspectos da aula" para saber porque.
Amanhã: livro de matemática.

DETALHES RELEVANTES:

2- O que e como teremos - conversa interrompida por 45 minutos, para resolver problemas disciplinares junto à Direção (veja em "aspectos da aula", mais adiante). Retomada a conversa (por volta das 08 horas), verificamos o "modelo de tomada de decisão", estudado no PROERD (temos o cartaz na parede da classe), e aplicamos à situação disciplinar da classe:
DEFINA O PROBLEMA: Escolho meus companheiros pela indisciplina?
ANALISE: É bom para mim ter esse tipo de companhia? O que pode me acarretar? Estar em destaque por ser bagunceiro é bom até que ponto?
ATUE: Que decisão devo tomar: juntar-me aos indisciplinados, ou afastar-me deles?
AVALIE: Foi bom me afastar dos focos de bagunça? O que me aconteceria se me juntasse a eles? Pretendo manter essa minha atitude?

3- Nosso Folclore: Travalínguas. Acompanhe este projeto: http://pazeduca.pro.br/folclore.

Nosso Foclore - Travalínguas - 31/08/2010. 
Travalinguas lidos do Livro "Nosso Folclore", em 31/08/2010 - Arq. Pessoal.
Acompanhe o projeto no blog aulanossa-folclore


4- Os alunos puderam escolher dentre os travalínguas lidos (e postos na lousa), ou outros que conheciam  - estavam em duplas, trios e quartetos para troca de ideias, mas cada um fez seu registro individual, com ilustração (facultativa). Toda essa produção formará o livrinho do aluno (cada um terá o seu). Tempo de 35 minutos. Puderam ficar livres por algum tempo após, até a próxima atividade prevista na rotina de aula.

5- Matemática: divisão - páginas 65 (correção da lição de casa) até 68 do material institucional (continuamos após o recreio, no ítem 7). Situações problema para analisarmos coletivamente e em grupos. Nomenclatura das partes da divisão. Verificação (prova real). Interpretação de tabelas.

7- Veja item 5, acima. Lição de casa: página 69)

8- Na impossibilidade do vídeo (veja em "aspectos da aula", mais abaixo), os alunos responderam a seguinte questão: o que é saúde bucal para você? (respostas pessoais, corrigidas individualmente).

9- Como estávamos todos muito cansados, conforme os alunos respondiam a questão do ítem 8 acima, podiam ficar livres no solário. Detalhe: não houve qualquer tipo de problema, todos brincaram ou tomaram banho de sol até a hora da saída, inclusive a minoria indisciplinada.

ASPECTOS DA AULA:

Por dois momentos diferentes, eu fui deslocado até a Direção para tentar resolver problemas disciplinares reincidentes - os mesmos que afetam diariamente a qualidade de nossas aulas (agora com o agravante de suposta ação violenta na saída da aula de ontem, já fora do CEU). Esse primeiro momento foi no inicio da aula, por 45 minutos. A A.T.E. ficou com o restante da classe por esse tempo.

O segundo momento foi após o recreio. Outra suposta encrenca externa foi relatada junto à Direção. Esse momento durou "apenas" 15 minutos. Outra A.T.E. ficou com a turma.

Essas interrupções no fluxo da aula comprometem de forma extremamente grave as aulas, as quais já vem sendo seriamente prejudicadas pelas ações indisciplinares pontuais dos alunos envolvidos.

Quando será que a sociedade vai parar de delegar suas incompetências para a Escola resolver?!? Afinal, não é só de conteúdo atitudinal que a escola vive - as habilidades e conteúdos clássicos, função primordial e intransferível da Escola e cobrados nas avaliações institucionais, estão sendo postos em plano secundário por motivo de força maior (tentar restabelecer as condições mínimas no ambiente de aprendizagem). Até quando?!?

Se estas linhas acima estão com muitas palavras incompreensíveis, procure um pedagogo para "traduzi-las".


Conectado com o Professor João César (subdiretório de acesso):
O subdiretório acima (que abre em nova tela) serve para acessar sites sobre a comunidade local e a aula nossa (rotinas diárias de aulas), além de redes sociais do Prof. João César e um formulário de mensagens - use com bom senso.
 
Imagens eventualmente publicadas estão de acordo com a legislação em vigor e não podem ter usos diferentes das finalidades deste projeto!
==||==