CEU EMEF J*, 19/04/2010 - 4ºB.
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas; a maior parte formou fila adequadamente.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; precisamos conhecer a origem das datas comemoradas (por exemplo: hoje - dia do índio), mas devemos ter consciência de que uma data não deva ser somente lembrada nela mesma (afinal índio, mulher, negro e criança o são todos os dias!); da mesma forma lembraremos dia 21 alguém que lutou pela liberdade de nosso pais (Tiradentes, que liderou um grupo, mas foi traído e denunciado por um companheiro, sofrendo a pena de morte da época - mas seus ideais continuaram vivos).
- Leitura compartilhada: "O diário de Kaxi" (primeira parte) - Kaxi descreve dia a dia sua aventura na cidade grande para seus amigos da aldeia; estes ilustram o livro com as coisas descritas da cidade grande, mesmo sem conhecer. Na segunda e última parte, que acompanharemos amanhã, Kaxi conhece uma menina da cidade e ambos trocam informações importantes sobre seus universos culturais. Sinopse do livro, no site da própria editora: clique aqui (abre em nova tela).
- Atividades de escrita e ilustração (em grupos) da leitura compartilhada, relacionada com a cultura indígena: a partir dos detalhes trazidos pela leitura, descrever como é a vida em uma aldeia indígena.
- Recreio (09h15).
- Matemática: multiplicação por um e por dois algarismos - revisão. Lição de casa: idem (faremos a auto correção da lição de classe e da lição de casa na próxima aula, por questão de tempo).
- Educação Física (10h20), com a professora especialista, na quadra coberta.
- Sala de Leitura (11h05), com a professora especialista.
============
ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada. Por vezes, alguns alunos se estranharam, pensando mutuamente que um estava comentando do outro, mas tudo foi resolvido no diálogo (retomaremos o assunto amanhã, com mais tempo, conforme combinamos hoje com as partes envolvidas).
Nenhum problema relacionado ao pós recreio (banheiro, fila, tumultos etc).
Antes da aula: alunos brincavam sem problemas; a maior parte formou fila adequadamente.
Rotina:
- Oração (não obrigatória) e chamada.
- Conversa sobre a aula: o que e como teremos; precisamos conhecer a origem das datas comemoradas (por exemplo: hoje - dia do índio), mas devemos ter consciência de que uma data não deva ser somente lembrada nela mesma (afinal índio, mulher, negro e criança o são todos os dias!); da mesma forma lembraremos dia 21 alguém que lutou pela liberdade de nosso pais (Tiradentes, que liderou um grupo, mas foi traído e denunciado por um companheiro, sofrendo a pena de morte da época - mas seus ideais continuaram vivos).
- Leitura compartilhada: "O diário de Kaxi" (primeira parte) - Kaxi descreve dia a dia sua aventura na cidade grande para seus amigos da aldeia; estes ilustram o livro com as coisas descritas da cidade grande, mesmo sem conhecer. Na segunda e última parte, que acompanharemos amanhã, Kaxi conhece uma menina da cidade e ambos trocam informações importantes sobre seus universos culturais. Sinopse do livro, no site da própria editora: clique aqui (abre em nova tela).
- Atividades de escrita e ilustração (em grupos) da leitura compartilhada, relacionada com a cultura indígena: a partir dos detalhes trazidos pela leitura, descrever como é a vida em uma aldeia indígena.
- Recreio (09h15).
- Matemática: multiplicação por um e por dois algarismos - revisão. Lição de casa: idem (faremos a auto correção da lição de classe e da lição de casa na próxima aula, por questão de tempo).
- Educação Física (10h20), com a professora especialista, na quadra coberta.
- Sala de Leitura (11h05), com a professora especialista.
============
ASPECTOS DA AULA:
Aula bem participada. Por vezes, alguns alunos se estranharam, pensando mutuamente que um estava comentando do outro, mas tudo foi resolvido no diálogo (retomaremos o assunto amanhã, com mais tempo, conforme combinamos hoje com as partes envolvidas).
Nenhum problema relacionado ao pós recreio (banheiro, fila, tumultos etc).
==========
Conectado com o Professor João César:
http://aulanossa.blogspot.com/ = Fique conectado com as aulas do Professor João César – São Paulo (SP) – Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas. Também disponível em http://www.aulanossa.pro.br/
http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.
MSN e Twitter: comunicação informal destinada a Educadores, Educandos e respectivos familiares. Mensagens anônimas ou fora do contexto serão ignoradas.
Projeto Paz Educa.
Acompanhe em: pazeduca.pro.br || pazeduca.pro.br/aula || pazeduca.pro.br/2010***
ATENÇÃO - sobre uso das fotos eventualmente postadas aqui (hospedadas no Flickr): Uso apenas didático, de divulgação pedagógica, interditados todos os outros. Imagens editadas, para assegurar a privacidade dos alunos (Constituição Federal: art. 5º; Estatuto da Criança e do Adolescente: art. 17º). Preservação da identidade da escola e do professor, de acordo com a lei municipal 8989/79.
=====|||||=====