ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

25 de fevereiro de 2011

Rotina prevista (25/02/2011). Arq. pessoal. Este blog publica somente imagens das atividades, nunca dos alunos (exceto se editadas), mesmo se autorizado!


CEU EMEF JAGUARÉ, 25/02/2011 - 4º ano B, sala 08.

Rotina (corrigida, de acordo com o que aconteceu - apenas pequenas mudanças de nomenclatura):
1- Oração (não obrigatória) e chamada.
2- Conversa sobre a aula.
3- Leitura compartilhada: "Falou comigo? Aprendendo sobre atenção".
4- Reescrita e ilustração (em grupos, por 40 minutos).
5- Natureza e Sociedade: O Jaguaré em São Paulo.
6- Recreio (09h15).
7- Matemática: desafios matemáticos.
8- Recreação semanal no pátio (11h05).

DETALHES:

2- O que e como teremos - direito do aluno saber como será nosso dia de aula.

3- Livro da Coleção Valores. Hoje acompanhamos a história de uma criança que não prestava atenção em nada e ninguém. A partir do momento em que entrou em encrencas pela desatenção, passou a ser mais atento.

4- Reescrita e ilustração, em grupos, por 40 minutos. Contar algum fato (visto ou vivenciado) no qual a atenção (ou falta dela) ajudou (ou atrapalhou). Esse material formará os livrinhos dos alunos.

5- Em Natureza e Sociedade, continuamos a comparar os mapas do Jaguaré com o de São Paulo, recordando e exemplificando sobre escala. Demos mais destaque ao mapa de São Paulo, analisando, em grupos, os tópicos registrados na lousa. Continuamos após o recreio.
Mapas do Jaguaré e de São Paulo. Ao lado, tópicos principais registrados.
Alunos verificaram o mapa de São Paulo.
Não está fora de ordem não. Colocamos o item 3 no lugar onde estavam os mapas.

7- Matemática. Trabalhamos desafios matemáticos como situação problema. Correção no caderno.

8- Recreação semanal no pátio, previamente combinada e organizada. Todos colaboraram e participaram, sem quaisquer problemas e com muita alegria. Fotos disponiveis somente off line, por questões de privacidade e segurança. Ontem os alunos combinaram suas brincadeiras e registraram-nas em uma lista; hoje combinamos detalhes finais antes. Teve até grupos de alunos que fizeram pic nick.

Votos de ótimo fim de semana aos alunos e respectivos familiares.

Durante o trabalho com mapas (verificação em grupos), muitos alunos levantaram a questão das ferrovias abandonadas, inclusive uma que passava em frente ao CEU (um aluno tropeçou em seus trilhos). Disse a eles que o governo resolveu vender essas ferrovias e quem comprou não se interessou em cuidar. Alguns me pediram fotos dessa ferrovia. Como não tenho, sugiro como site de pesquisas: http://www.estacoesferroviarias.com.br/ Em especial: http://www.estacoesferroviarias.com.br/p/locais/presaltino.htm